Dia 15 – Sábado
19h – Missa na matriz
Dia 16 – Domingo
8h – Missa na matriz
9h30 – Missa com as crianças na matriz
19h – Missa na matriz
Dia 19 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena na matriz
“FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”
O Evangelho de João 2,1-11 – nos brinda com esse texto, que nos fala de que modo Jesus veio revelar um Deus misericordioso, terno, que alegra seus filhos e filhas com sua presença. O vinho que Jesus veio trazer é justamente a alegria da Aliança eterna que ele confirmou com seu sacrifício na cruz. Esse vinho é sinal do amor verdadeiro e da alegria que nos faz festejar com a presença de Jesus e dos irmãos e irmãs. A celebração em comunidade faz, de fato, nosso coração se alegrar com a presença de Jesus e dos irmãos e irmãs?
O que cada personagem dessa narrativa nos ensina? O que nos ensina a Mãe de Jesus, a qual olha para o que falta? Quem incentiva as pessoas a fazer o que Jesus ordena? Aqueles que acolhem as diretivas de Jesus? Aquele que dá testemunho de onde vem o melhor vinho? Aqueles que se alegram com sua presença e com o vinho novo que Jesus traz? Que lugar ocupo nessa festa?
Nas Escrituras, as imagem de casamento servem para descrever a relação amorosa de Deus com as pessoas. A ausência do vinho nas bodas de Caná nos faz sério questionamento: onde está faltando vinho na vida e em nossa comunidade de fé? Quais são as situações de escassez em nossa sociedade que somente Jesus pode saciar? O que devemos fazer para que a alegria do vinho novo que Jesus oferece chegue a todos?
Pe. José Roberto Alves Santana – Pároco