Principais Notícias

“Fumacê” começa em bairros que já registraram casos suspeitos

Mais uma ação de combate ao Aedes aegypti será realizada no dia 7 de março (segunda-feira)  com início a partir das 18 horas. A nebulização veicular, popularmente conhecida como “fumacê”, será realizada inicialmente nos bairros Colina D, Nosso Teto ,Vila Guarnieri, Jardim Primavera e Jardim São João que já registraram casos suspeitos de dengue.

Nos demais dias as equipes da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Vetores farão o bloqueios de controle de criadouros e busca ativa de suspeitos de dengue. A Secretaria de Saúde divulgará posteriormente o cronograma da nebulização veicular, que beneficiará todos os bairros da cidade.

ORIENTAÇÕES

O setor de saúde informou que o veículo percorrerá as ruas aplicando inseticida para conter os impactos da dengue, zika, chikungunya e febre amarela seguindo todos os critérios técnicos, determinados pela Superintendência de Controle de Endemias.  “Para o processo ser efetuado com êxito, a população deve contribuir  permanecendo dentro de casa durante a ação, deixar portas, janelas, vitrôs e cortinas abertos, colocar animais nos fundos do terreno, cobrir alimentos (inclusive de animais) e utensílios que estiverem em cima do fogão, entre outros cuidados”, explicou Antonio Figueira, coordenador de Fiscalização Epidemiológica.

O Aedes aegypti tem hábitos específicos e voa nos períodos do amanhecer e entardecer.  O “fumacê” será realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica/Saúde, entre as 18h e 20h, considerando que é neste horário que o mosquito sai para se alimentar de sangue humano e, como há menos incidência de raios solares, o produto tem mais eficácia no combate.

CUIDADOS EM CASA

“Ao menos uma vez por semana as pessoas devem circular por toda a casa, principalmente no quintal, para procurar por possíveis criadouros. Todos os recipientes que acumulem água e que possam se tornar criadouro devem ser eliminados”, destacou a secretária da Saúde, Dra. Sadia D. R. Ferreira. Ela acrescentou que,  “são medidas simples e básicas, de conhecimento de todos, que fazem a diferença nessa cruzada contra o mosquito”.

A secretária orienta que as pessoas que apresentarem sintomas da doença, como: febre alta associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão pelo corpo e coceira, devem  procurar imediatamente uma unidade de saúde e notificar a vigilância, para que todos os protocolos de combate sejam adotados.

“Trabalhamos fortemente na prevenção, mantendo um trabalho contínuo, durante todo o ano, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito. As ações são realizadas de maneira unificada e permanente, envolvendo todas as Secretarias Municipais. Todas as ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor estão sendo tomadas, mas o apoio da população nesta luta é imprescindível”, declarou  o prefeito Dieb.