Principais Notícias

Atendimentos na carreta do Hospital de Amor começam em maio

A pandemia causou a redução do número de mamografia e papanicolau em todo o país. Com a ausência da unidade móvel do Hospital de Amor, que paralisou os atendimentos em todos os 17 municípios da região, inclusive Colina, muitas mulheres deixaram de fazer os exames preventivos, essenciais para o rastreamento precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O assunto foi abordado em matéria deste semanário na edição do dia 17 de fevereiro. A reportagem entrou em contato com o Hospital de Amor e a enfermeira Elaine Xavier, responsável pelas unidades móveis, informou que este serviço é prestado desde 2003 pelo hospital barretense.

MUDANÇA DE DATA

“O calendário de atendimento é anual, ou seja, todos os anos a unidade móvel retorna ao município no mesmo período. Por conta da pandemia houve a paralisação por mais de dois anos, o que gerou uma mudança na periodicidade de atendimentos”, explicou a enfermeira.

Ela disse que a retomada dos atendimentos em Colina está prevista para 26 de maio. “Iniciamos a divulgação e agendamentos dois meses antes dos atendimentos. Desta forma, provavelmente, o treinamento com o município ocorrerá na última semana de março. Após o treinamento a equipe de saúde do município fará os agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro”, salientou Elaine. A enfermeira ressaltou que durante o atendimento na unidade móvel as equipes se organizam e trabalham até às 21h e aos sábados se for preciso.

MAIOR DESAFIO

Para a enfermeira o maior desafio é trazer o público masculino para as unidades móveis, que também realizam exames de prevenção de câncer colorretal e de boca há alguns anos.