Destaques da Semana

Prefeitura segue decreto estadual e flexibiliza uso de máscara

Foi um alívio para muitas pessoas a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes (abertos e fechados) anunciada pelo governo estadual no último dia  17, com exceção do transporte público, hospitais e unidades de saúde em que a proteção continua sendo obrigatória.

Mas mesmo depois da “liberação” muitas pessoas ainda se sentem mais seguras usando a máscara, que se tornou item obrigatório há exatos 2 anos quando a pandemia começou.

A prefeitura seguiu decreto do Estado e na sexta-feira, dia 18, emitiu dois novos decretos (4.489 e 4.490), publicados à página 6, que altera decretos anteriores e dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

No município, a máscara continua sendo exigida em locais destinados à prestação de serviços de saúde e meios de transporte coletivo de passageiros. O uso é facultativo pelos funcionários, alunos e pessoas que adentram os estabelecimentos de ensino. A unidade escolar deve continuar disponibilizando álcool, higienizando os ambientes, materiais e equipamentos utilizados, aferindo a temperatura e evitando aglomerações.

Os estabelecimentos comerciais podem funcionar com 100% da capacidade. A realização de festas, eventos e competições esportivas coletivas, de iniciativa pública ou privada, em locais abertos ou fechados, só poderão ser realizadas mediante prévia autorização da prefeitura.

MÁSCARA MANTIDA

O bispo diocesano Milton Kenan Júnior recomenda que o uso de máscara nos ambientes internos dos templos e nas atividades eclesiais seja mantido em toda Diocese de Barretos, bem como os cuidados preventivos.

O bispo justifica a recomendação dizendo que nem todas as pessoas estão com a vacinação completa contra a Covid. Ele também argumenta a posição de muitos especialistas que julgam prematura a dispensa da máscara.