Jaborandi

Carreta do Hospital de Amor retorna em maio

Depois da ausência por 2 anos por causa da pandemia, a unidade móvel do Hospital de Amor retorna a Jaborandi no mês de maio para a realização de mamografia, papanicolau e de exames preventivos para detecção do câncer bucal e de intestino.

O agendamento já começou e deve ser feito na unidade mais próxima de casa mediante apresentação das cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência recente, dos últimos 3 meses.

As equipes de atenção básica, através da Estratégia da Família, estão realizando a busca ativa do público alvo.  A carreta ficará estacionada em frente à ESF-02 no período de 12 a 14 de maio e na ESF-01com sede na UBS “João Paulo Pires da Silva”, no bairro São Benedito, de 16 a 18/5.

Os enfermeiros Samuel Silva, Simone Oliveira e Suélen Zanqueta, responsáveis pelas equipes de Atenção Primária à Saúde, explicaram que mulheres com idade entre 40 a 49 anos precisam fazer a mamografia anualmente. Na faixa etária de 50 a 69 anos a recomendação é a cada 2  anos. O papanicolau deve ser feito anualmente por mulheres entre 25 e 64 anos.

“A carreta fará também exames bucais em pessoas que apresentam lesões sem cicatrização há mais de 15 dias. O exame  é recomendado principalmente para pessoas com mais de 35 anos que são fumantes e que ingerem bebida alcoólica com frequência”, explicaram os profissionais que acrescentaram que para os exames de detecção de câncer de intestino será feita triagem em pessoas, de ambos os sexos, com idade entre 50 e 65 anos.