Principais Notícias

Saúde realiza agendamento para exames de câncer

A Secretaria da Saúde, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, está realizando o agendamento de exames gratuitos de mamografia, papanicolau, FIT (cólon e reto), boca e pele, da Campanha de Prevenção de Câncer 2022.

Os pacientes interessados devem fazer o agendamento na Unidade Básica de Saúde – UBS, mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, levando cópia do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

 Vale destacar que as vagas para o agendamento dos exames preventivos tiveram início no dia 11 de abril e são limitadas, por isso a importância de fazer o agendamento com antecedência.

A mamografia é destinada para mulheres de 40 a 69 anos. Já o Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos. Os exames de cólon e reto (FIT) são destinados à homens e mulheres de 50 a 65 anos.  Em relação ao câncer bucal, o atendimento é realizado para homens e mulheres a partir dos 35 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 20 anos. Já os exames de pele, também para ambos os sexos, e para todas as faixas etárias.

Os exames serão realizados na Unidade Móvel (carreta) do Hospital de Amor, que estará em Colina a partir do mês de maio, em pontos estratégicos, seguindo cronograma previamente estabelecido.

“Os exames são realizados por profissionais altamente capacitados e preparados, e em excelentes equipamentos. A população tem a comodidade de ser atendida com horário marcado e quem trabalha tem o período noturno para realizar o seu exame. Afinal, a prevenção é a atitude que salva!”, destacou a secretária de Saúde, Dra. Sadia D. R. Ferreira.