Jaborandi

Saúde intensifica ações preventivas e educacionais

A promoção e prevenção à saúde são uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Saúde, que tem promovido diversas ações para o bem estar da população. Uma delas foi o “Dia D dos Diabéticos” realizado na última quinta-feira, 26, na UBS “Dr. João Paulo Pires da Silva”, pelas equipes de Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica.  

A ação alinhada com o programa educativo de cuidado integral à pessoas insulinodependentes, foi coordenada pela equipe da Estratégia de Saúde da Família 01. O objetivo foi intensificar a assistência à saúde dos munícipes com diabetes mellitus na área de abrangência da ESF-01, que possui atualmente 416 portadores da doença.

Além da aferição da pressão arterial, medidas de peso, altura, cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal e circunferência abdominal, os pacientes foram submetidos à avaliação de enfermeiro, nutricionista e médico. Também receberam cuidados nos pés de profissional técnico em podologia e orientações gerais sobre administração e o uso de medicamentos pela farmacêutica da rede de saúde.

 “As ações preventivas para portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) serão regularmente realizadas. A próxima etapa abrangerá os pacientes da ESF-02”, disse Samuel Marques, coordenador de educação continuada.

ARRASTÃO CONTRA A DENGUE

Aconteceu também no dia 26 ação de informação e conscientização sobre os perigos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que continua nesta semana, de 30/5 a 3/6, com o 3º arrastão para eliminação de criadouros do mosquito. As duas equipes, com 8 pessoas, estão percorrendo toda a cidade que possui cerca de 2.232 imóveis urbanos e 432 terrenos. Até o último  dia 27 o município contabilizava 73 notificações de dengue, sendo 13 casos confirmados e 29 aguardando resultado de exame.

“Os proprietários de imóveis fechados e desocupados serão notificados para que recebam a visita dos agentes”, destacou Ursino Lima, diretor de vigilância.

A ação é desenvolvida em conjunto pelo Departamento de Controle de Endemias (Decen), equipes da Vigilância em Saúde com apoio do Departamento de Obras e Serviços Urbanos.