Destaques da Semana

Apesar do aumento de casos Covid apresenta sintomas leves

Conforme dados da Secretaria de Saúde, o aumento dos casos de Covid era esperado, principalmente após o relaxamento das medidas, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras e aglomerações em eventos festivos.

Em janeiro e fevereiro foram registrados 1.642 casos positivos. Em março houve 53 confirmações. No mês de Abril apenas 1 caso e em Maio o número de contaminados saltou para 34. Colina não possui pacientes internados na UTI com Covid.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Thereza A. F. D. Rodrigues, a maioria dos pacientes tem apresentado sintomas leves. Ela também informou que o município segue as orientações do Governo Estadual. “Quem está com sintoma deve ficar em casa, isolado e usando máscara. Esta é uma regra nova que a Covid nos trouxe. E tem coisas que não mudaram. O vírus não atravessa a máscara e não voa grandes distâncias, então, máscara de qualidade e distanciamento continuam valendo”, ressaltou. Disse também que é mantida a recomendação do uso de máscara em ambientes fechados ou quando não for possível respeitar o distanciamento físico de pelo menos 1 metro.

A vacina contra Covid segue sendo aplicada no Posto Covid para pessoas com 12 anos e mais e na Vila Fabri para crianças de 5 a 11 anos. A quarta dose para 50 anos ou mais já está disponível.