Principais Notícias

Seis coisas que você pode fazer hoje para combater o aquecimento global

Medidas nada complicadas, como escolher produtos zero carbono e até mesmo limpar sua caixa de e-mails estão ao alcance de todo mundo

 A utilização descontrolada de combustíveis fósseis e as queimadas em matas e florestas estão entre as principais causas do aumento na emissão dos gases de efeito estufa, provocando o aquecimento global – e consequências climáticas e ambientais que podem chegar a inviabilizar a vida humana na Terra. Governos, empresas, entidades e cidadãos buscam hoje formas de minimizar esse impacto. Mas não é preciso se engajar em nenhum projeto grandioso ou complexo para contribuir hoje mesmo para esse objetivo. Bastam algumas mudanças simples de hábitos no dia a dia.

 “Como indústria, buscamos continuamente agir de maneira responsável, não só adotando boas práticas na nossa linha de produção e no escritório, mas especialmente investindo em pesquisa para desenvolver produtos 100% recicláveis e que não agridem o meio ambiente”, aponta Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo, fabricante de sacos para lixo que foi a pioneira em colocar no mercado o primeiro saco para lixo carbono zero, composto por matéria-prima feita de plantas e material gerado a partir de economia circular. “Mas muita gente esquece que, mesmo nas pequenas atividades da rotina, estamos gerando dióxido de carbono e que certas atitudes contribuem direta ou indiretamente para o aquecimento global”, diz.

 O executivo ressalta que é preciso mais informação e conscientização da população em geral sobre medidas que todo mundo pode tomar de imediato. “É comum as pessoas pensarem na preservação ambiental e no aquecimento global como grandes desafios que não estão diretamente ligados a elas, ou imaginam que o que está ao seu alcance é apenas a reciclagem de materiais, separando o lixo para a coleta seletiva, quando em outras decisões mais corriqueiras se perde a chance de colaborar muito mais”, avalia Costa.

 Confira seis maneiras de colaborar para evitar o aquecimento global, sugeridas pelo diretor comercial da Embalixo:
 

  1. Evite usar o carro sempre que possível. Quando queimam combustíveis, os veículos também emitem gases de efeito estufa. Dados do Instituto Akatu mostram que, se você trocar o automóvel pela caminhada cinco vezes na semana em percursos curtos, de até três quilômetros, consegue evitar a emissão de uma quantidade de gases equivalente à liberada na produção de energia elétrica para uma casa por 41 anos. Se não quiser ir a pé, vá de bike. Pesquisas apontam que a emissão pelas bicicletas pode ser mais de 30 vezes menores para cada viagem do que a de automóveis tradicionais e 10 vezes menor que carros elétricos.
     
  2. Prefira consumir produtos comprovadamente carbono zero, ou seja, que realizam a devida compensação ambiental durante sua produção e neutralizam a emissão dos gases. No saco para lixo carbono zero da Embalixo, por exemplo, o material de fonte renovável feito a partir de cana de açúcar – que já captura carbono em sua fabricação – se junta ao plástico reciclado, cuja emissão já é baixa. O resultado dessa mistura é a neutralidade. Além de não gerar emissão de carbono, o produto pode ser reciclado e apoiar a economia circular, retirando o plástico que seria descartado no meio ambiente e, assim, evitando resíduos.
     
  3. Desligue a luz ao sair de um ambiente e prefira lâmpadas de LED, especialmente durante o inverno. Com poucas chuvas nessa estação e níveis baixos das reservas de água das hidrelétricas, a demanda de consumo exige o acionamento das usinas termoelétricas, o que impacta não só o seu bolso, mas lança mais gases na atmosfera.
     
  4. Evite o lixo digital. O acesso à internet e o armazenamento na nuvem é processado por servidores que, para funcionar e manter o resfriamento necessário, consomem cerca de 30 bilhões de watts para guardar nossos dados — ou o equivalente à produção de 30 usinas nucleares. Limpe sempre dos seus dispositivos eletrônicos documentos, vídeos e imagens que não utiliza mais. Desinstale aplicativos que deixaram de ser úteis. Exclua mensagens antigas de e-mail e cancele a assinatura de boletins que você não lê.
     
  5. Não desperdice alimentos, pois seu processo de decomposição também libera gases de efeito estufa, inclusive o metano, muito mais potente que o gás carbônico. Planeje bem suas compras e a quantidade, congele ou reaproveite as sobras em outras refeições. Experimente também receitas criativas com folhas, talos e cascas de legumes, verduras e frutas, que são nutritivas e conferem mais sabor. 
     
  6. Monitore e reduza sua pegada de carbono, ou seja, as emissões diárias de tudo o que você faz. Calculadoras gratuitas ajudam nessa tarefa. Isso permite a você fazer um equilíbrio das atividades ou até mesmo algum tipo de compensação, como contribuir para um projeto de reflorestamento. A boa notícia é que assistir à sua série favorita na televisão, por exemplo, segundo estudo, não tem grande impacto no efeito estufa, assim como preparar pacotes de pipocas no microondas.

Sobre a Embalixo Líder nacional na categoria de sacos para lixo, a Embalixo soma 17 anos de atuação, com duas plantas no Brasil — Hortolândia/SP e Manaus/AM -, contando com mais de 400 colaboradores. A empresa tem a inovação e a sustentabilidade como pilares básicos do negócio, oferecendo soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançou o 1º saco para lixo vegano do mundo.