Jaborandi

Jaborandi obtém melhor nota da região em avaliação do Ministério da Saúde

Jaborandi foi o município dentre os 19 abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS V), de Barretos, que obteve a melhor nota (8,93) na classificação geral do desempenho da Atenção Primária à Saúde divulgada no último dia 6 pelo Ministério da Saúde. O município vizinho também foi o 22º com a melhor avaliação entre os 645 do Estado e 350º a nível Brasil.

A nota de 8,93 representa 89,30% de desempenho na Atenção Primária à Saúde. Na avaliação Jaborandi ficou bem à frente de municípios bem maiores, como Olímpia classificada em 9º com nota 6,88, Bebedouro 11º com 6,22 e Barretos 14º com 5,94.

O prefeito Silvinho e a secretária de Saúde, Joice Silva, receberam a notícia com muita alegria. “Investimos no 1º quadrimestre de 2022 cerca de 26,55% da receita corrente líquida em ações e serviços de saúde, ou seja, 11,55% a mais que o mínimo constitucional exigido que é de 15%. Sabemos da importância para a população do acesso à saúde pública por isso estamos fortalecendo a Atenção Primária cada vez mais, pois é a porta de entrada ao SUS”, enfatizou o prefeito.

“Agradeço todos os servidores pelo engajamento que resultou nesta importante avaliação, que nos encoraja ainda mais a fazer o melhor pela população, que merece toda nossa atenção e dedicação”, ressaltou Joice.

INDICADORES AVALIADOS

A avaliação leva em conta 7 indicadores do Programa Previne Brasil, que são: 1º Captação de gestantes até a 12ª semana de gestação; 2º gestantes com exames de HIV e Sífilis solicitados e avaliados; 3º coleta de exame de citopatológico com idade de 25 a 64 anos; 4º atendimento odontológico para gestantes; 5º vacinação completa até 1 ano de vida; 6º consulta e solicitação de exame de hemoglobina glicada solicitado semestralmente e 7º consulta e aferição de pressão arterial para pacientes hipertensos solicitada semestralmente.