Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 16/06 a 22/06

Dia 16 – Quinta-Feira – CORPUS CHRISTI

16h – Missa e procissão com Jesus Sacramentado – Comunidade São Sebastião

Dia 18 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 19 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 22 – Quarta-Feira

19h30 – Missa com novena na Matriz

20h – Reunião dos catequistas na Matriz

“CRISTO: FONTE DA PURIFICAÇÃO E DA VIDA”

As leituras desta nossa próxima liturgia que acontecerá neste domingo próximo, convergem na figura de Jesus, Messias padecente. Enquanto Messias que padece, morre e ressuscita, Ele é a fonte para a purificação e salvação do povo, anunciada na profecia de Zacarias. Zc 12,10-11;13-1 – Como fonte da purificação e salvação, Ele é acessível a todos os que o buscam, uma vez que estejam preparados pelo “espírito de graça e oração” para assim reconhecê-lo.

Por isso na leitura de Gl 3,26-29 – Paulo pode falar do batismo como revestimento do Cristo. A fonte da profecia de Zacarias dizia respeito à “oblação e purificação”, ou seja, tinha o aspecto de ritual de purificação para o encontro com o sagrado, prática habitual no mundo judaico. O batismo em Cristo, do qual fala Paulo, torna desnecessário os rituais de purificação e, portanto, de salvação.

No momento em que vivemos a negação de tantos direitos, conquistados a duras penas, e nos assaltam os fantasmas do desrespeito aos direitos de muitas categorias de trabalhadores, que a máxima cristão – paulina – “não há mais nem judeu nem grego, nem escravo nem livres, nem homem nem mulher” – ressoe em nossa mente e coração, e nos ajude a não nos deixarmos manchar pelas injustiças institucionalizadas que não revelam o Cristo, antes, o crucificam novamente.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco