Barretos e Região

Desfile Cívico em homenagem ao aniversário de Barretos emociona e reúne cerca de 7 mil pessoas

Mascote “Barretão” foi apresentado oficialmente à população e encantou a todos

O desfile cívico, típico e folclórico em comemoração pelos 168 anos da Estância Turística de Barretos reuniu cerca de 7 mil pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Ordem Pública, na manhã do último domingo, dia 21. O evento, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio de um trabalho conjunto que envolveu todas as secretarias municipais, contou com aproximadamente 1.800 integrantes, entre professores, estudantes, artistas, músicos, grupos folclóricos e forças de segurança.
A prefeita Paula Lemos abriu o desfile a cavalo, carregando a bandeira do Brasil. “É uma alegria podermos estar todos juntos aqui novamente, neste dia de festa e de celebração dos 168 anos da nossa amada cidade. Quero destacar o trabalho das secretarias municipais, que se uniram para entregar um desfile tão bonito e emocionante como este, e aproveitar para agradecer a cada barretense e turista que veio prestigiar nossa cultura, história e tradições. Como diz o lema, ‘Somos todos irmãos’ e que a gente continue cada vez mais fortes e unidos por uma Barretos melhor”, disse a chefe do executivo.
O desfile apresentou, ao longo de quatro blocos temáticos, o trabalho intersetorial que reconhece Barretos como uma terra de oportunidades, que busca se reinventar diante dos desafios, valorizando o reconhecimento de Estância Turística e as tradições da cidade.
A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, afirmou que proporcionar à população o resgate das tradições foi muito especial. “O desfile sempre foi um feito importante para a cidade e, neste ano, buscamos levar para avenida todo encantamento do nosso povo, da nossa história e conquistas. Foi emocionante reviver as ruas e arquibancadas lotadas”, disse.
Rogério Teodósio, secretário de Cultura, também destacou a valorização do setor cultural pela atual administração. “A gestão da prefeita Paula Lemos é incentivadora da nossa cultura. Além deste desfile grandioso, que foi fruto de um árduo trabalho coletivo e que foi um sucesso, acabamos de realizar o Serestão, no berço da cultura sertaneja da nossa cidade, que é o Recinto Paulo de Lima Correa, encantando a população com nossos cantores e orquestra”, contou.
O evento, que também antecipou a comemoração do Dia do Soldado – celebrado em 25 de agosto – contou com estrutura acessível a pessoas com deficiência, idosos e gestantes, destinando uma área exclusiva para este público, além de rampa de acesso ao palanque das autoridades.

Barretos Terra de oportunidades: “inovando e valorizando as tradições”
O primeiro bloco apresentou o “Barretão”, mascote da Estância Turística de Barretos, para a população. Ele passará a compor as atividades da administração, buscando levar o nome de Barretos pelo mundo e trazendo para a cidade novas oportunidades de negócios e desenvolvimento. Os carros “Somos todos irmãos” e “Um brinde a Barretos” foram destaques do bloco. O primeiro deles levou para a avenida uma réplica do Marco Zero do nosso município, que hoje simboliza um dos principais pontos turísticos da cidade. No segundo carro, “Um brinde a Barretos”, em parceria com o North Shopping, celebrou o aniversário de Barretos e beleza da cidade através das lentes do fotografo André Monteiro.
“Por amor a Barretos”
O bloco “Por amor a Barretos” simbolizou o trabalho intersetorial para o progresso da cidade e foi iniciado com a homenagem de famílias barretenses que, através da Secretaria de Habitação, receberam as escrituras de suas casas. Neste bloco foi destacada a importância da Educação Pública municipal, que desponta como referência no País, e o fato de que Barretos é hoje referência em tecnologia na Saúde.
Barretos, Estância turística: “Fazendo hoje e construindo o amanhã”
O terceiro bloco teve como foco a consagração de Barretos como Estância Turística. Os carros alegóricos e alas destacaram desde as melhorias e novidades infraestruturais do município às questões ambientais que tornaram Barretos destaque entre as 100 cidades mais sustentáveis do Brasil, como educação ambiental, coleta seletiva, preservação e valorização da vida.
Raízes Sertanejas
O último bloco do desfile celebrou o desenvolvimento da cidade, resgatando a cultura das tradicionais quermesses, agricultura, pecuária, tradições folclóricas e a riqueza da vida no campo.
Estiveram presentes no desfile, o vice-prefeito, Dr. Gustavo Sasdelli; os secretários municipais de Finanças, Fernando Oliveira Soares; Negócios Jurídicos, Thyago Abraão; Habitação, Célia Rodrigues; Ordem Pública, Jorge Coutinho; Assistência Social, Vitória Saretta; Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno; Defesa Civil, Elson dos Santos; Esportes e Lazer, Tony Vieira Carvalho; Indústria e Comércio, Roberto Arutim; Saúde, Kleber Rosa; Planejamento, Carlos Henrique Lúcio; o Controlador Geral, Paulo Scannavino, e a Ouvidora Sirlene Menezes; os vereadores Dr. Chafei, Juninho Bandeira, Carlão do Basquete, Raphael Silvério e o presidente da Câmara, Paulo Correa, além de autoridades como a Delegada de Defesa da Mulher, Dra. Denise Vechiatto; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Barretos (Acib), Jackelyne Rossini; o presidente da ABA, Eduardo Croys Felthes; a Dirigente Regional de Ensino, Solange Bellini, e o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Faber Pestana Fonseca.

Público prestigia o desfile
Barretense, o engenheiro civil Marcos Silveira já esteve em outros desfiles, mas neste domingo tem expectativa maior. Estudante da rede municipal, a filha Ana Cecília, de 9 anos, é a primeira da família a representar Barretos desfilando no aniversário. A irmã mais velha, Maria Clara, é categórica sobre como Ana estava ansiosa para desfilar. “Falou a semana toda, e hoje o desfile ia começar às 9h e ela já queria acordar 5 da manhã”. Clara estava esperando para ver a irmã e as diversas alas do desfile, em especial, as alas militares.
A família do vigilante Marcos Souza também costuma prestigiar o desfile e neste ano estavam à espera de ver, além de cada ala do desfile, a filha desfilando. Esta é a primeira vez que a menina, de 10 anos, participa. “O desfile é importante, mantém a história e a cultura da cidade. As crianças vão crescendo sabendo disso tudo”, comentou Souza.
Assistindo em lugar privilegiado, sobre os ombros de seu pai, Júlia Dias Batista acenava para os bombeiros e para a prefeita Paula Lemos, quando passou a cavalo no desfile. Esta é a primeira vez que a pequena Júlia foi ao evento. A menina já está na expectativa de representar Barretos desfilando em um próximo ano; ela faz ballet no Cemart. Seu irmão, Leonardo, 9 anos, está no desfile, caracterizado de Leonardo da Vinci. O menino faz aulas de desenho e de bateria no Cemart. O tratorista Marco Batista, pai de Júlia e de Leonardo, conta que gosta de ver o Tiro de Guerra e as alas que produzem sons com tambores. Ele relata que o filho estava na expectativa para desfilar. “A gente reuniu a família para vir hoje, estávamos sentindo falta desse evento”, afirmou.
“Foi muito bonito. Deu vontade de chorar de alegria”, afirma Diva de Souza de Ribeiro, 76 anos, logo após ver o neto desfilando pelo Tiro de Guerra. Natural de Monte alto, ela conta que mora em Barretos há muitos anos.
Enquanto o som do berrante ecoa, a artesã Patrícia Aguiar, 41, conta que se mudou recentemente de São Paulo para Barretos e está achando o desfile muito lindo, além de ter conhecido mais sobre a queima do alho e a tradição sertaneja da cidade pelas ações desenvolvidas neste mês no CEMEI em que o filho menor, de 6 anos, estuda. Ela confere o desfile ao lado dele. “Tudo que acontece próximo à festa do peão é muito divulgado e as crianças ficam ainda mais encantadas. A professora dele também vai desfilar e os colegas do judô, então ele quis muito vir”, comenta. Patrícia diz que o marido serviu ao tiro de guerra em Barretos e que pretendem acompanhar todas as alas do desfile
A emoção de participar
Mineira de Campinas Verde, Vanderlucia da Silva, 47, mora em Barretos e neste domingo é a primeira vez que passa pelas ruas desfilando. Interagindo com crianças e adultos, ela e seus colegas representam a equipe da Coleta Seletiva. Vanderlucia lembra que “todos os dias” percorrem as ruas da cidade em prol do meio ambiente. “Ainda tem morador que não separa, mas aos poucos está aumentando bastante”, afirma. O serviço da coleta seletiva de porta em porta foi reimplantado na cidade durante a atual gestão municipal.
Veteranos em desfiles de carnaval e juntos há 51 anos, o casal Luiz Antonio da Cruz (Euripinho) e Sueli Miguel estiveram pela primeira vez juntos no desfile que celebra o aniversário da Estância Turística de Barretos. É a primeira vez que Euripinho participa. Ele destaca que quer somar a cultura country à cultura afro. “Para o ano que vem, a gente promete muito mais. Nos carnavais nossos antigamente era esse tanto de gente na avenida. Carnaval sempre foi cultura”, menciona. Ambos têm 69 anos e relatam terem ficado emocionados com o convite. Sueli lembra que já chegou a desfilar quando pequena. “Eu estava na escola ainda, na banda. Este ano a gente veio no carro alegórico. Ano que vem, a gente vem no pé”, diz.
O assistente social Washington Barbosa, 28, que representa Barretos como Mister Cavalgada em inclusão participou do desfile no carro alegórico. “Bastante significativo estar participando. Um passo importante para a inclusão, e o desfile é um momento que não pode faltar na cidade”, afirmou. Além de Washington representando a acessibilidade e de outros barretenses que participaram do desfile em suas cadeiras de rodas, o evento contou com o espaço em que gestantes, idosos e pessoas com deficiência puderam assistir o desfile com conforto e acessibilidade, ao lado da tribuna de honra.

Assimp 626-2022
Redação: Rinaldo Filho e Everton Sylvestre
Fotos: André Monteiro e Tininho Jr.