Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 17/09 a 21/09

Dia 17 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 18 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 21 – Quarta – Feira

19h30 – Missa com novena na Matriz

20h – Reunião com os catequistas na Matriz

“PARA UM BOM USO DOS BENS”

O tema da liturgia da Palavra desta semana, é muito atual, e necessário para melhor nos situarmos como cristãos em um mundo onde vige um sistema econômico capitalista e neoliberal. Há um apelo cultural para sempre ter mais, e as leituras nos orientam sobre como lidar melhor com os bens materiais.

 Am. 8,4-7 – Amós, no século VIII A. C. denunciava uma prática religiosa desvinculada da justiça social, que não se ocupava dos menos favorecidos. Os líderes deveriam dar exemplo de compromisso com o bem comum, se importar com os empobrecidos. Por eles, na carta de 1 Tm. 2,1-8 Paulo pede orações e orienta a participação comunitária, com o objetivo de haver melhor qualidade de vida para todos. Jesus ensina, no evangelho de Lc. 16,1-13 – Como relacionar-se com o dinheiro, ou seja, a fazer bom uso dele em prol dos valores do Reino, e não absolutizá-lo como uma divindade.

Precisamos de dinheiro e dos bens materiais para a nossa vida, nesta realidade na qual nos situamos. Deus não quer que passemos por privações ou vivamos em condições precárias de sobrevivência. A miséria de muitos decorre, sobretudo, da má distribuição de renda e da injustiça social.

Segundo um relatório da Oxfam, os dez homens mais ricos do mundo dobraram suas fortunas durante a pandemia, enquanto a renda de 99% da humanidade caiu. Horrivelmente, o luxo de alguns poucos no mundo, é mantido à custa de sacrifícios de muitos da sociedade.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco