Destaques da Semana

Comitê cria projeto de educação em defesa dos rios Pardo e Grande

Representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) participaram no mês passado de uma reunião em Barretos para começarem a definir estratégias para a criação de um projeto em comum aos 13 municípios, visando promover ações de conscientização ambiental, com o foco no uso racional da água.

O encontro, que contou com a presença de Cláudio Daher, Secretário Executivo do CBH-BPG, foi conduzido por Luis Vergílio Locci Júnior e Caio César Lopes dos Santos, servidores do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica e do CBH-BPG.

A criação do projeto, considerando que será animado por personagens como ferramenta para aproximar as crianças das atividades, tem a colaboração do jornalista e roteirista barretense Milton Figueiredo.

“O objetivo é criar atividades que aconteçam simultaneamente nos 13 municípios que compõem o Comitê para diferentes faixas etárias. Durante a reunião já surgiu uma ideia de uma ação para que aconteça nas feiras livres das cidades, atingindo tanto crianças como adultos. Essas ações serão animadas por mascotes e cada município indicará o perfil que este personagem deve ter. Iremos propor que, a partir de um concurso cultural, acontecendo ao mesmo tempo em toda a Bacia, alunos da rede municipal de ensino possam dar as características, criar os superpoderes que cada um deles terão para que componham a equipe dos ‘Acqua Titãs, os guardiões das águas”, explica Luis Vergílio.

 A proposta é que o projeto tenha como pano de fundo a história fictícia dos personagens de uma liga de super-heróis, formada por seres vivos dotados de superpoderes por meio de talismãs mágicos. “Juntos, e guiados por Gaia, a mãe-natureza, os super-heróis passam a manter a vigilância dos 13 municípios que compõem o Comitê no combate da degradação ambiental e estímulo ao sentimento de pertencimento do meio ambiente, dando proteção aos seres vivos, trazendo o equilíbrio ambiental e salvaguardando a água de nossa bacia, que é o bem mais precioso para a vida”, destaca Milton Figueiredo.

Um cronograma de atividades, que será apresentado às Secretarias Municipais de Educação e aos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, será planejado para acontecer em 2023, sendo a Semana da Água, no mês de março, a primeira ação em conjunto.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) é formada pelos municípios de Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Icém, Jaborandi, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro.