Dia 22 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 23 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 26 – Quarta-Feira
19h30 – Missa com novena na Matriz
20h – Reunião com os coordenadores de comunidade
“DEUS EXALTA OS HUMILDES”
O tema da liturgia deste próximo final de semana aparece constantemente nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. O Deus de Israel se faz mais próximo dos humildes e sofredores. Assim também foi a vida terrena de Jesus, que preferia as periferias aos centros urbanos, os pecadores aos justificados, os pequenos de coração aberto aos sábios e entendidos que não compreendiam sua mensagem.
O texto da leitura de Eclo. 35, 15-22 – Já mostra como Deus reage à oração humana. Ele não se deixa subornar pelos injustos e ouve os clamores dos vulneráveis da sociedade (órfão, viúva). O Evangelho de Lc. 18,9-14 – Mostra o mesmo em uma parábola contada por Jesus: o publicano volta justificado, por se reconhecer necessitado de Deus. A leitura de 2 Tm. 4,6-18 – Apresenta um testamento de Paulo, que embora passe por inúmeros desafios, experimenta o auxílio Divino.
Colocarmo-nos diante de Deus na oração implica termos coragem para encarar nossa própria realidade frágil e pecadora. Não necessitamos das máscaras sociais nem precisamos nos apresentar com nossas boas obras. Deus nos conhece melhor do que nós mesmo e vem ao nosso encontro por amor, e não por nosso mérito. A soberba e a vaidade fecham nosso interior ao amor de Deus.
Enfim, em cada um de nós, há um fariseu e um publicano. Quando verdadeiramente estamos diante de Deus, percebemos nosso “publicanismo” e podemos ser justificados. Quando nos empolgamos com as falsas imagens que temos de nós mesmos e com as práticas religiosas externas, mergulhamos no farisaísmo, fechado à oferta amorosa de Deus.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco