Jaborandi

“Desafio pela Saúde” atraiu grande público

Levar o profissional da saúde em locais públicos, ao ar livre, esse foi o objetivo da Secretaria Municipal da Saúde com o “Desafio pela Saúde” que realizou 919 atendimentos e ofereceu diversos serviços à população na manhã do último sábado, 22, na praça central. Também foram vacinados 80 animais contra a raiva.

O objetivo da ação, promovida pela Atenção Básica Municipal, é a busca ativa de problemas de saúde em local de grande circulação para as pessoas  assintomáticas, que geralmente não procuram a Unidade Básica de Saúde, para que tenham o diagnóstico precoce.

BALANÇO

A secretária de Saúde, Joice da Silva, destacou a importância da ação para traçar o perfil epidemiológico e definir as metas de trabalho. “Detectamos pacientes possivelmente diabéticos, agendamos exames preventivos femininos, conseguimos imunizar pessoas com a vacina da Covid em atraso e realizamos 47 testagens rápidas da Covid que deram negativo. Também abordamos diversos assuntos, como saúde da mulher, obesidade e arboviroses já que estamos no período endêmico de dengue. O desafio superou os resultados esperados e são ações como esta que fazem a Atenção Básica de Jaborandi ser destaque na região”, destacou a secretária que enumerou os demais atendimentos realizados no desafio: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes de hepatites, HIV e sífilis; vacinação contra a Covid, autoexame das mamas, orientação nutricional e entrega de cardápios, avaliações antropométrica e odontológica com entrega de kits, incentivo psicológico, atualização do Cad Único, vacinação antirrábica e maquiagem.