Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 10/11 a 16/11

Dia 10 – Quinta-Feira

20h – Confissões na Paróquia São Sebastião – Guaíra

Dia 11 – Sexta-Feira

15h – Missa na capela do Asilo São José de Colina

20h – Missa na Comunidade São João Batista – Jardim Simões

Dia 12 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 13 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças e encerramento das catequeses de 1ª e 2ª etapas da eucaristia

19h – Missa na matriz

Dia 16 – Quarta-Feira

19h30 – Missa com novena na Matriz

20h – Reunião dos catequistas na Matriz

“NÃO TENHAIS MEDO!”

         Ao nos aproximarmos do fim do ano litúrgico, cujo último domingo é a solenidade de Cristo Rei do Universo, a ser celebrada na próxima semana, nos é relatado os momentos derradeiros do ministério público de Jesus. Em linguagem simbólica, as leituras refletem sobre o sentido da história da salvação, apontando para a meta final, e Deus nos conduz para habitar no novo céu e na nova terra, isto é, no mundo novo que lutamos para construir com base nos valores evangélicos. A descrição de eventos como destruição, guerras, revoluções, lutas, terremotos, pragas, fomes e visões pode dificultar nossa compreensão da Palavra de Deus, na qual Jesus nos convida a não ter medo, porque o término desses sofrimentos será próximo.

         A leitura de Ml. 3,19-20 – Afirma que o dia do julgamento está chegando; o profeta Malaquias usa a imagem do fogo ardente na fornalha. Nesse dia, todos os arrogantes e malfeitores se tornarão como palha. Aqueles, porém, que caminham na justiça resplandecerão como raios luminosos. O fogo é a imagem da purificação necessária do reino do mal, que é feito de escolhas individuais e coletivas. Nossa experiência de Deus deve ser como o fogo, eliminando o mal por meio de escolhas que nos conduzam ao bem comum e à justiça.

         A leitura de 2Ts. 3,7-12 – é forte convite a esperar a vinda definitiva de Deus não com uma atitude de comodismo, mas participando ativamente da construção do seu Reino.

         O Evangelho Lc. 21, 5-19 – complementa a mensagem, apresentando o caminho que nossas comunidades devem percorrer. A missão que Jesus entrega aos seus discípulos consiste em transformar o mundo, para que as forças do mal não prevaleçam.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco