Barretos e Região

Hospital de Amor realiza a 11ª edição da ‘Mobilização Passos que Salvam’ com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce em crianças e adolescentes

Com a intenção de informar e mobilizar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, o HA volta a realizar de forma presencial a ‘Mobilização Passos que Salvam’.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), semelhante aos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Neste ano, no Hospital de Amor Infantojuvenil, foram registrados 385 casos novos, até o mês de outubro.
 De acordo com o diretor médico do HA Infantojuvenil, Dr. Luiz Fernando Lopes, 20% das crianças que chegam em Barretos (SP), chegam com um atraso de mais de seis meses. Assim, a instituição enfrenta dois principais desafios: atraso para o diagnóstico e atraso para o início do tratamento.
 Há 11 anos, a Mobilização Passos que Salvam tem o objetivo de informar, gerar conscientização e atentar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, sobretudo a necessidade do diagnóstico precoce.
 Segundo os dados levantados pela equipe do HA, após o início do projeto, as crianças têm chegado com os estágios da doença menos avançados. “A gente batalha para que essas crianças tenham um diagnóstico precoce e com isso, a cura.”, relatou a pediatra do HA Infantojuvenil, Bruna Mançano.
 O Dr. Luiz Fernando Lopes reforçou a importância de capacitar também os educadores. “Eles podem perceber coisas que os pais não conseguem e ajudar que as crianças sejam encaminhadas mais rápido”. Por isso, neste ano, os professores da rede municipal e estadual de Ensino de Barretos (SP), além de profissionais da saúde, participaram de uma palestra presencial sobre o tema.
 Todos os anos a ação acontece no final do mês de novembro, a escolha da data é próxima ao “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, que é celebrado dia 23 de novembro. Após dois anos de Mobilização de forma virtual, em 2022 as atividades retornam ao presencial e o evento acontecerá, simultaneamente em Barretos (SP) e nos outros municípios que apoiam a causa, no dia 19 de novembro, a partir das 8 horas da manhã. O trajeto terá início no estacionamento do North Shopping Barretos e terminará no Hospital de Amor Infantojuvenil. O evento contará, ainda, com a apresentação de dança, sorteios de brindes e muita diversão!

Como participar da Mobilização Passos que Salvam?

Basta fazer a doação no valor de R$ 30,00 em um dos pontos de vendas e ir caminhar. Todo dinheiro arrecadado é em prol ao Hospital de Amor.

Ponto de vendas em Barretos (SP): 
Bazar da Captação de Recursos — Hospital de Amor
CEMEI José Sebastião Domingos (bairro Vida Nova)

Escola Municipal João Ferreira Lopes

MEDICAN
 Contato: 
(17) 3321-6600 ramal: 7120
(17) 98114-9434