Destaques da Semana

Prefeitos da região pedem recuperação da ponte sobre o Rio Grande

O prefeito Dieb integrou o grupo de prefeitos da região, coordenados pelo Codevar (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande) e Uvesp (União dos Vereadores de São Paulo), que esteve em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin que, na ocasião, respondia como presidente em exercício devido à viagem internacional do presidente Lula.

O encontro aconteceu no dia 9 e a principal reivindicação dos representantes da região foi a recuperação  da ponte Gumercindo Penteado, localizada sobre o Rio Grande e que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais.

A ponte corre risco de interdição devido à cheia do Rio Grande. O excesso de chuva também ocasionou a abertura das comportas da Hidrelétrica do Marimbondo, em Colômbia e a água quase atingiu o leito carroçável da ponte, oferecendo grave risco da estrutura ceder.

Segundo o prefeito Dieb, o vice-presidente mostrou-se sensível ao problema e imediatamente ligou para o Ministro dos Transportes, solicitando averiguação do problema e providências concretas por parte do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para evitar que a ponte seja interditada.

“A ponte interliga dois importantes estados com forte produção agrícola e industrial, portanto a interdição causaria muitos prejuízos à agroindústria”, destacou Dieb.

Ele também informou que outro pedido dos prefeitos foi referente ao déficit habitacional. “Sugeri ao vice-presidente estudos no sentido de reduzir, consideravelmente, o valor da entrada do financiamento junto à Caixa Federal para aquisição da casa própria. O valor deveria ser menor e o montante diluído nas prestações para facilitar a compra pelos mutuários”, relatou o prefeito.

O grupo de prefeitos também solicitou incentivos para colocar a região no mapa de investimentos da agroindústria. “Os nossos municípios dispõem de infraestrutura completa para receber novas indústrias e um incentivo federal na região seria importante para atrairmos investidores”, pontuou o prefeito.

LU ALCKMIN

Ainda em Brasília, Dieb encontrou-se com a atual segunda-dama do país, Lu Alckmin. Na oportunidade apresentou pedidos para ampliar as ações desenvolvidas pelo Fundo Social de Colina.

Diretores da Uvesp e prefeitos, que integram o Codevar, reivindicaram a recuperação da ponte sobre o Rio Grande ao presidente em exercício Geraldo Alckmin.  Cadu Gomes/VPR
Dieb também esteve com a segunda-dama do país, Lu Alckmin.
Vice-presidente Alckmin com o prefeito Dieb.