Destaques da Semana

Saúde iniciou vacinação com bivalente

A Secretaria de Saúde iniciou a campanha de vacinação da Covid com o novo imunizante bivalente da Pfizer, que é uma versão atualizada dos já existentes e oferece proteção ainda maior contra novas variantes da Ômicron.

As 840 doses que o município recebeu chegaram na última segunda-feira, 27, e no dia seguinte teve início a vacinação em dois locais: nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Fabri e Nosso Teto. A imunização segue documento técnico atualizado do Estado, priorizando os idosos com 70 anos ou mais, pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência, abrigados e trabalhadores destes locais, imunocomprometidos, entre outros públicos.

A partir da próxima segunda-feira, dia 6, começa a vacinação na faixa etária de 60 a 69 anos. A imunização prossegue nas gestantes e puérperas (20/3), trabalhadores da saúde (17/4) e a partir desta data nas pessoas com deficiência permanente de 12 anos ou mais, população privada de liberdade a partir dos 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos) e funcionários do sistema prisional.

A enfermeira Maria Thereza Rodrigues, da Vigilância Epidemiológica, informou que o município aguarda o envio de mais doses pelo Estado, mas sem data prevista. Por conta disso o cronograma de vacinação fica condicionado à disponibilidade de doses, podendo ser ajustado.

Para receber o imunizante é necessário ter o esquema primário, ou seja, ter tomado pelo menos a 1ª e 2ª doses da vacina.

SÁBADO TEM VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 4, nas UBSs da Vila Fabri e Nosso Teto campanha de vacinação com o imunizante bivalente, das 8 às 13h. A campanha prossegue também durante a semana nos mesmos locais, mediante apresentação do cartão do SUS e CPF.