Principais Notícias

CPI da Festa do Cavalo é prorrogada

A maioria dos vereadores com direito a voto aprovou o projeto de decreto lesgislativo, de autoria da Câmara, que prorroga para mais 120 dias o prazo de vigência da CPI da 43ª Festa do Cavalo, que apura possíveis irregularidades no evento de 2022.

O documento, votado na reunião ordinária do último dia 6, foi aprovado por 7 votos favoráveis, 1 contra (Muniz) e duas abstenções (Evonei e Montanha). A prorrogação, que começou a contar desde o dia 8 de março, foi solicitada pela empresa, contratada pela Câmara, que necessita de um prazo maior para analisar a documentação fornecida pela prefeitura.

O vereador Evonei questionou a prorrogação por mais quatro meses já que no final deste prazo uma nova edição da festa estará em andamento. “Acredito que os primeiros 120 dias já foram suficientes e não entendo o motivo de mais tempo. É preciso analisar o impacto financeiro que esta Casa terá com a prorrogação da CPI”, destacou Evonei.

O vereador Marco, presidente da CPI, disse que os 120 dias são uma margem de segurança para que o trabalho seja bem feito. Afirmou também que assim que os trabalhos estiverem concluídos a empresa apresentará um relatório técnico.

RETROSPECTIVA

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada em novembro do ano passado, após aprovação por unanimidade de requerimento de autoria do vereador Valdir Brait para apuração dos fatos relacionados ao evento.

O secretário Marcelo Pinto Neto esteve na Câmara dando explicações sobre o evento que, segundo ele, deu prejuízo de R$ 480 mil aos cofres públicos. Integram a CPI os vereadores: Marco, Valdir e Montanha.

Câmara contratou empresa especializada para auxiliar a CPI que apura possíveis irregularidades na Festa do Cavalo de 2022.