Principais Notícias

 Diante do déficit de armazenagem, Coopercitrus oferece suporte completo para recebimento de grãos

Com o compromisso de caminhar ao lado dos cooperados em cada etapa da sua jornada de produção, a cooperativa tem capacidade de receber 250 mil toneladas.

A safra 2022/23 de grãos deve alcançar 309,9 milhões de toneladas, segundo o 6º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Embora o Brasil comemore a produção recorde deste ano, o déficit de armazenamento volta a assombrar o setor.

O gerente de Departamento de Grãos da Coopercitrus, Hermeto F. Hostalacio Neto, explica que a falta de armazéns no país gera um gargalo logístico, influenciando a alta no preço dos fretes e a redução na margem de lucro do produtor.

“O cenário atual é de muitas chuvas no período de colheita, portanto, é extremamente importante realizar uma armazenagem segura. Caso contrário, todo o trabalho dedicado no campo pode ser perdido na reta final, durante a colheita ou principalmente na armazenagem. Neste caso, é importante que o produtor não utilize uma armazenagem inadequada. Isso porque no período de grande umidade que estamos vivendo, a soja acaba perdendo qualidade e quando for vendida, o produtor pode ser prejudicado com descontos”, esclarece Neto.
 

Atualmente, a Coopercitrus possui 10 unidades armazenadoras de grãos, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com capacidade para receber 250 mil toneladas: “Neste primeiro semestre, a cooperativa está aberta a receber soja e, a partir de junho, milho e sorgo”.
 

Os silos estão localizados nas cidades de Bebedouro, Colina, Barretos, Santa Cruz das Palmeiras, Votuporanga, Araçatuba e Andradina no Estado de São Paulo; e São Roque de Minas, Araxá e Cássia, em Minas Gerais. Para fazer o agendamento da demanda, é necessário entrar em contato com a Unidade de Negócios mais próxima.
 

Fora da sazonalidade

A armazenagem de grãos em silos é um dos métodos mais eficazes para preservar a qualidade do produto e garantir a possibilidade de comercializá-lo fora de sua sazonalidade. O produtor pode comercializar a safra de forma parcial, analisar o mercado para cravar as melhores condições e ampliar seus rendimentos.

“A pressão de colheita de safra e as enxurradas de ofertas no mercado pressionam os preços para baixo. Não vender a soja agora não significa que o produtor vai vender por um preço melhor. Significa que ele sairá de uma janela de pressão”, explica Neto.

Sobre a Coopercitrus

A Coopercitrus — Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é das maiores cooperativas do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 38 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.