Barretos e Região

“Adoção Legal, Segura e Para Sempre” é o evento que acontece no próximo dia 25, na Faculdade Barretos

No Dia Nacional da Adoção serão realizadas palestras sobre legislação, grupos de apoio, diretrizes da adoção e outros temas

“Adoção Legal, Segura e Para Sempre”, é o evento que acontece no próximo dia 25 de maio, às 19h30, no auditório da Faculdade Barretos, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção. Profissionais de diversas áreas vão falar sobre as diretrizes da adoção, legislação vigente, sobre como funciona o apadrinhamento de crianças e adolescentes, a importância dos grupos de apoios, entre outros temas relativos ao universo que norteia a adoção no Brasil. A realização é do Grupo de Apoio a Adoção – CURA, da Comissão da Adoção da OAB Barretos, da 7ª Subseção da OAB e da Faculdade Barretos.
Alguns dos palestrantes já foram definidos, entre eles, o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, dr. Matheus Botelho Faim, que coordenará um painel com as psicólogas dra. Fabiana Faria Rezende, Lítia Cury Rodrigues Martins e Débora Leonardi Davi e com a assistente social judiciária, Maria Gorete da Silva.
Segundo a presidente da Comissão de Adoção, dra. Jéssica Aline Florêncio da Silva Pereira, o evento vai além de celebrar a data 25 de maio, “Dia Nacional da Adoção”, é também uma maneira de conscientizar as pessoas sobre o ato de adotar uma criança ou adolescente, dentro dos termos exigidos pela lei.
“Adoção é um assunto que deveria estar mais presente nas rodas de conversa das famílias, por isso, há um ano eu criei o Grupo de Apoio à Adoção no município. O objetivo é auxiliar as pessoas que buscam mais informações sobre o processo de adoção, as etapas que o casal, ou a pessoa solteira, irá enfrentar e a espera, até que o Sistema Nacional de Adoção encontre uma criança ou adolescente disponível”, explicou dra. Jéssica.
O Dia Nacional da Adoção foi celebrado pela primeira vez em 25 de maio de 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Tornou-se data oficial no país por meio da lei decretada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso — Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002.
De acordo com os dados do mês de maio deste ano de 2023 do Sistema Nacional de Adoção, são 33.842 pretendentes cadastrados na fila de adoção, 31.851 crianças e adolescentes acolhidos em abrigos e 4.327 crianças e adolescentes aptas para adoção em todo país.

Serviço:

Evento sobre: “Adoção Legal, Segura e Para Sempre”

Quando: 25 de maio

Horário: 19h30

Onde: Auditório da Faculdade Barretos, Av. C-12, 1555 – bairro Cristiano de Carvalho, em Barretos

Entrada Gratuita