O governador em exercício Felicio Ramuth e o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, estiveram em Bebedouro no último dia 12 para a inauguração do Hospital Regional de Bebedouro “José Cutrale Júnior”.
O Hospital oferece serviços em 15 especialidades e beneficia uma população de aproximadamente 425 mil habitantes de 18 cidades da região.
A solenidade inaugural ainda contou com a participação do prefeito de Bebedouro, Lucas Seren, do presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, parlamentares e diversas autoridades da região.
O prefeito Dieb acompanhado da secretária da Saúde, dra. Sadia Ferreira e da coordenadora de Saúde, Ana Lívia Terribas, prestigiaram o evento na cidade vizinha.
Na oportunidade Dieb conversou com o vice-governador Ramuth e secretário Eleuses sobre o Hospital José Venâncio, que conta com o total de 73 leitos, sendo: 10 leitos de UTI, 28 leitos clínicos, 20 cirúrgicos, 10 obstétricos, 3 pediátricos e 2 leitos de isolamento.
“Citei o potencial do nosso hospital que está totalmente preparado para atender o projeto do Governo do Estado, que é a Regionalização da Saúde. Também informamos sobre os constantes investimentos no hospital como, por exemplo, a ampliação do Centro Cirúrgico e, ainda, os diversos atendimentos pelo SUS”, destacou o prefeito que agendou um encontro na Secretaria Estadual de Saúde.
HOSPITAL REGIONAL DE BEBEDOURO
Atualmente, o hospital conta com 133 leitos, sendo 20 de clínica médica adulto e 10 UTIs adulto. A unidade é referência nas especialidades de anestesiologista, cardiologia, cirurgia cabeça e pescoço, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, neurologia clínica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pneumologia, urologia, otorrinolaringologista e cirurgia pediátrica.
O hospital deve entrar em pleno funcionamento até dezembro, quando ampliará a oferta mensal de serviços. A gestão está sob responsabilidade da Fundação Pio XII.
Por ser uma unidade referenciada, o hospital recebe pacientes encaminhados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde (Cross).
HISTÓRICO
O hospital funcionou provisoriamente como hospital de campanha na retaguarda do atendimento aos casos de Covid-19 a partir de agosto de 2020, quando ainda estava em obras. Aberto oficialmente em julho de 2022, teve suas atividades ampliadas em março deste ano, com a entrada da nova equipe técnica. No total, a unidade recebeu investimento estadual de mais de R$ 77 milhões, entre estrutura e equipamentos.