Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 25/05 a 31/05

Dia 25 – Quinta-feira

20h – Missa na comunidade SS. Cosme e Damião – CDHU 1

Dia 26 – Sexta-feira

15h – Missa na capela do Hospital

20h – Missa na comunidade N. Sra. Perpétuo Socorro – Faz. Brejo Limpo

Dia 27 – Sábado

19h – Missa na matriz com coroação de Nossa Senhora pelas crianças

Dia 28 – Domingo

08h – Missa na matriz

09h30 – Missa com as crianças na matriz

17h – Missa de Bodas de ouro da diocese na Paróquia de São Benedito – Barretos

19h – Celebração da Palavra na matriz

Dia 31 – Quarta-feira

19h30 – Missa com novena na matriz

20h – Reunião com os ministros da eucaristia na matriz

“PROCLAMAR AS MARAVILHAS DE DEUS”

A solenidade de Pentecostes é celebrada no quinquagésimo dia após a Páscoa. Nela, fazemos memória do cumprimento da promessa de Jesus a seus discípulos.

Os judeus a celebravam recordando, sobretudo, o dom da aliança entre Deus e o povo de Israel. Era considerada uma das três grandes festas de peregrinação a Jerusalém. Ela tem origem agrícola, por causa das primícias da colheita do trigo, e depois, com a restauração do culto, no período persa, adquiriu o significado de renovação da Aliança. Então, imagina-se que, naqueles dias, para essa celebração, Jerusalém ficasse repleta de peregrinos judeus de todas as partes.

Para nós, cristãos, o sentido da solenidade é o evento narrado na leitura – At 2,1-11. Os discípulos, reunidos em Jerusalém, experimentam a força de Deus e passam a anunciar corajosamente suas maravilhas realizadas por meio de Jesus. Muitas pessoas aderem a essa mensagem, nela acreditam e formam comunidades de fé que confessam Jesus como Senhor.

No Evangelho Jo 20,19-23 – Jesus visita seus discípulos para soprar sobre eles seu Espirito. O que ouvimos em Pentecostes no livro do Atos dos Apóstolos 2,1-11 – se encontra narrado de outra maneira por João. Há uma mudança dos seguidores de Jesus: de medrosos galileus passam a ser proclamadores do Evangelho a todos os povos. O Espirito Santo faz a Igreja nascer em Pentecostes a partir da ressurreição de Jesus.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANAPároco