O estudante Gustavo Alves Caetano nasceu em Colina e ainda pequeno foi embora com os pais para o Espírito Santo. O colinense, hoje com 17 anos, está na fase final da Olimpíada Brasileira de Tecnologia junto com sua equipe do Instituto Federal de Serra-ES.
O adolescente é filho do médico pediatra Cleverson Alves Caetano, que trabalhou na Rede Municipal de Saúde por vários anos e, em meados de 2009, mudou-se com a esposa Cláudia e o filho Gustavo, na época com 3 anos, para o Espírito Santo onde a família reside até hoje.
“Estamos muito orgulhosos do nosso filho que sempre foi muito dedicado aos estudos”, contou o casal que quis compartilhar essa alegria com os colinenses, conterrâneos de Gustavo.
A equipe de Gustavo, composta por cinco alunos, criou um jogo de celular voltado ao público infantojuvenil que incentiva a reciclagem por meio da diversão. O protótipo ficou em 4º lugar, meio ponto apenas do 3º colocado e da medalha de bronze, mas garantiu vaga para a fase final da OBT.
As 10 melhores equipes da competição participam de 18 a 21 de julho, em São José dos Campos, da Semana Escola Avançada de Tecnologia (EAT) organizada pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e o MIT Brazil (Massachusetts Institute of Technology Brazil).
Os professores do Instituto Federal criaram uma vaquinha virtual para cobrir as despesas dos alunos com a viagem a São Paulo. As doações podem ser feitas via pix: 3757020@vakinha.com.br ou no site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-equipe-leds-a-transformar-o-mundo-atraves-da-sustentabilidade.
O grupo de Gustavo, que frequenta o curso técnico de informática para a internet, integrado ao ensino médio, é formado também pelos alunos Harian Radaelli, Kauã Terra, Raynan Silva e Wilsiman Silva. A equipe vencedora ganha uma viagem para Boston nos Estados Unidos.