Principais Notícias

Prefeitura realizou coleta de pneus inservíveis

A prefeitura enviou 12 mil quilos de pneus inservíveis, sem condições de uso, à Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) para que recebam a destinação correta.

A iniciativa faz parte das ações de combate à dengue e preservação do meio ambiente realizada pelo município, através da coleta destes pneus usados junto às oficinas e borracharias duas vezes por semana.

A iniciativa compreende o trabalho integrado entre as Secretarias da Saúde (Controle de Vetores/Vigilância Epdemiológica), Serviços Urbanos e Planejamento e Meio Ambiente.

A prefeitura disponibilizou um Ecoponto para o armazenamento dos pneus, atendendo a Resolução Conama nº 416/09, para a destinação adequada e sustentável.

O Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Figueira, explicou que após a coleta os pneus são acondicionados no Ecoponto, protegidos da chuva, até que a empresa Reciclanip, entidade sem fins lucrativos, ligada à Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) os recolha, dando destinação correta e ambientalmente adequada.

“O pneu inservível é um objeto que retém água, gerando risco ao meio ambiente e à saúde pública. Se abandonado ou disposto inadequadamente exposto à chuva, se torna criadouro do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Descartá-lo adequadamente é imprescindível”, destacou Figueira que acompanhou a coleta no último dia 16. 

O cadastro de oficinas e borracharias deve ser realizado nas Secretarias de Saúde (3341-9430) ou Serviços Urbanos (3341-9522) em horário comercial.

Pneus coletados em oficinas e borracharias, armazenados em ecoponto, foram enviados à Anip.