Dia 15 – Sábado
19h – Missa na matriz
Dia 16 – Domingo
08h – Missa na matriz
09h30 – Missa com as crianças na matriz
10h30 – Batizados na matriz
19h – Missa na matriz
Dia 18 – Terça-feira
09h – Atualização do clero na Cidade Maria
Dia 19 – Quarta-feira
09h – Atualização do clero na Cidade Maria
19h30 – Missa com novena na matriz
“A FECUNDIDADE DA PALAVRA”
A Palavra de Deus tem uma força capaz de transformar as realidades segundo o projeto de Deus. No entanto, se o solo não for bem preparado, a semeadura da Palavra não terá êxito, não gerará frutos no tempo devido. Fruto eficaz da Palavra de Deus é a transformação da criação inteira, encabeçada pela humanidade redimida em Cristo, o qual lançou suas sementes e, no fim dos tempos, colherá seus frutos. É, pois, papel de cada cristão tornar essa Palavra fecunda na própria vida, mediante sincera abertura de coração à vontade de Deus.
O Evangelho Mt 13,1-23 – ressalta as diversas disposições morais das pessoas que escutam a Palavra de Deus. Sem sincera abertura de coração para acolher a vontade de Deus, expressa em sua Palavra, a pessoa facilmente se deixa levar pelas forças externas que ameaçam a fecundidade dessa mesma Palavra. A catequese de Mateus nos oferece clara reflexão acerca do tipo de ouvintes que o discípulo de Jesus quer ser.
Entender a Palavra de Deus significa ouvi-la, absorvê-la, assimilá-la em seu próprio pensar e sentir. Só assim a pessoa pode ser fecundada por essa Palavra, tornando-se, ele mesma, por seus atos, a Palavra de Deus. E só assim a pregação da Igreja será fecunda e produzirá frutos de vida nova.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco