Município requer retificação de dados pelo IBGE
A prefeitura apresentou documento no último dia 21, ao diretor da unidade estadual do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em São Paulo, contestando os dados coletados no Censo Demográfico 2022.
No documento, acompanhado de levantamentos feitos pelas secretarias municipais que demonstram que as informações não condizem com a realidade do município, o prefeito Dieb requer ao IBGE a retificação do resultado oficial do Censo Demográfico, ou que seja revisto ou refeito considerando as informações apresentadas.
O prefeito cita que não há como concordar que Colina possui população de 18.487 habitantes. “Houve uma redução de 114 pessoas em relação aos números da estimativa oficial, apresentada pelo próprio IBGE em 2021, demonstrando que o resultado não está correto. O desenvolvimento demográfico verificado nos últimos anos justifica e comprova o aumento considerável da população com a aprovação de vários loteamentos e vendas dos respectivos lotes, construção de três novas creches públicas para atender a demanda de alunos que aumentou consideravelmente”, salientou Dieb
A contestação foi acompanhada por certidão do SAAEC atestando a existência de 7.590 ligações de águas residenciais na zona urbana, sem contar da área rural que não estão cadastradas no sistema. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Transportes, responsável pelo cadastramento e transporte de alunos da zona rural para a Rede Municipal de Ensino, existem na zona rural 190 residências. Também foi anexada ao documento certidão da Secretaria Municipal de Educação, informando que existem 3.607 alunos matriculados em todas as escolas da cidade, tanto municipais, estadual e particulares.
“Assim, considerando a média oficial de 3,2 pessoas por domicílio no Brasil, conforme dados obtidos junto ao próprio IBGE (208,5 milhões habitantes/65 milhões de domicílios) e considerando as 7.780 residências no município, concluímos que Colina possui aproximadamente 24.896 habitantes, número bem maior do que o resultado oficial apresentado pelo instituto de pesquisa”, concluiu o prefeito.