Esportes

Fabrício Taveira é medalha de bronze no Wodcelona, na Espanha

Atleta barretense se consagra, mais uma vez, entre os melhores do mundo no maior campeonato de crossfit da Europa

Considerado o campeonato de crossfit mais inclusivo da Europa, o Wodcelona reuniu nesta edição 2023 mais de mil atletas, de 38 diferentes países, disputando 21 modalidades do esporte, sendo 11 delas especialmente para pessoas com deficiência, com provas no último final de semana. O barretense Fabrício Taveira, que pratica o esporte há menos de quatro anos, nas categorias especiais para pessoas com deficiência, revelou que as provas estiveram em alto nível, com grandes graus de dificuldade, inclusive com o cancelamento de uma delas por conta do mau tempo à beira mar em Barcelona, onde foram realizados, mesmo assim, ele sagrou-se entre os três primeiros do mundo e conquistou a medalha de bronze no pódio. Foi sua segunda vez no Wodcelona, em 2022 ele também ficou entre os melhores.
“A modalidade que eu sabia que me sairia ainda melhor foi justamente a cancelada, mas eu, como bom brasileiro, não desisto nunca, e dei o máximo que pude nas outras provas, conseguindo o terceiro lugar na classificação geral, ficando à frente de muito atleta com mais tempo de crossfit e com condições de treinamento muito melhores em seu país. Acredito que tenha conseguido representar bem o Brasil, já que fui o único brasileiro bem classificado. Estou orgulhoso de mim”, revela Fabrício que, por um erro da organização do evento, só recebeu sua medalha após a competição encerrada.
Fabrício conseguiu viajar para a Espanha com sua equipe graças ao patrocínio de empresas que aliaram suas marcas à história de superação e conquistas que o atleta simboliza. Vítima de um acidente em setembro de 2019, quando parte de uma estrutura de metal caiu sobre sua cabeça, em um evento na cidade de Guaíra/SP, Fabrício Taveira teve um lesão medular, perdendo boa parte de seus movimentos, se tornando paraplégico, com dependência da cadeira de rodas para mobilidade. Hoje, contrariando todos os prognósticos médicos, ele consegue manter-se em pé por vários minutos, dá passos com ajuda do andador e, além de disputar competições de crossfit adaptado, pelo mundo, ministra palestras sobre motivação e superação.
Entre os patrocinadores conquistados para custear a viagem à Espanha estão a Ecopower Energia Fotovoltaica, SEM Farmacêutica, Invasion Energy Drink, Cirúrgica Drogadada, Só Agrícola Barretos, Unique Saúde e Estética e Facisb – Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos “Dr. Paulo Prata”. Além de outros apoiadores e doadores. A equipe que acompanhou Fabrício foi formada por seus dois treinadores Pedro Rastelli e Maurício Cruz Filho, e sua namorada e assistente para as redes sociais Genesis Herrera.

Fotos: Divulgação