Colina não registrava casos de Covid há alguns meses, mas nas últimas semanas a doença ressurgiu com alguns resultados de exames positivos. Na região houve também aumento no número de casos, inclusive com mortes.
A Secretaria de Saúde informou que não há casos de mortes e nem internações por Covid em Colina. Apenas uma idosa de Colômbia, com 91 anos, esteve internada na UTI e já recebeu alta.
Os boletins diários da Covid continuam a ser feitos para controle da Secretaria e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Barretos. Desde o início da pandemia até o último dia 19 de setembro, Colina teve 12.958 notificações da doença com 4.843 casos positivos, 8.115 negativos e 76 óbitos. “São notificados apenas os pacientes testados no PAM. Os testes disponibilizados por outros meios (farmácias e laboratórios) não temos como quantificar. A divulgação não é feita de rotina devido a grande diminuição do número de casos”, afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Thereza Rodrigues.
Lavar as mãos, evitar aglomeração e contato próximo com pessoas doentes, usar máscara se estiver doente são orientações que permanecem as mesmas. É importante também manter o sistema imunológico forte com boa alimentação e hidratação.
A vacina contra a Covid continua à disposição da população nas ESFs do Nosso Teto (3341-1532) e Vila Fabri (3341-4645) das 7 às 16 horas. O agendamento de acamados pode ser feito através dos telefones das unidades.