Jaborandi

Hábitos saudáveis e atividade física são receita do Emagre-SER

O Projeto Emagre-SER termina no dia 13 de novembro após meses de acompanhamento médico, avaliações e exames nas unidades de saúde. Dos 20 pacientes incluídos no programa, quatro não cumpriram as metas e foram excluídos, restando 16.

Uma equipe multidisciplinar tem acompanhado a evolução dos pacientes no decorrer do projeto, que começou em março com muitos desafios que melhoraram a saúde e qualidade de vida dos participantes, diabéticos e hipertensos, que além da perda de peso incluíram a atividade física na rotina.

O enfermeiro Samuel Marques, responsável pelo projeto, contou que tudo começou com o rigoroso processo de seleção dos pacientes, que incluía a presença de comorbidades e índice de massa corporal (IMC) acima de 40.

“No mês de abril os 20 selecionados foram submetidos a exames médicos detalhados e à prescrição de medicamentos para a perda de peso. Cada paciente recebeu um plano de tratamento personalizado, com medicações específicas”, contou o enfermeiro que acrescentou: “As atividades físicas começaram em maio com orientação da personal trainer Camila Corrêa. Os pacientes com indicação participaram de fisioterapia com aulas de yoga e meditação para a promoção do bem estar”.  

A culinária também foi alvo do projeto com aulas mensais ministradas na Escola de Culinária com os professores Ana Lúcia e Daniel. O intuito foi ensinar os pacientes a fazer escolhas alimentares mais saudáveis, de acordo com as prescrições médicas. O objetivo foi não só a perda de peso, mas também o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Participantes do projeto na aula de culinária.