Principais Notícias

Saúde amplia vacinação contra meningite C em profissionais

Com o objetivo de vacinar 100% dos trabalhadores da Saúde e da Educação, o município ampliou a imunização destes profissionais, inclusive dos que atuam em setores administrativos, contra a meninge (Meningocócica C conjugada).

A vacinação é independente dos profissionais terem tomado antes ou não o imunizante. “É muito importante que todos profissionais se imunizem porque a vacina é a forma mais eficaz de proteção contra a meningite, que é uma doença grave que deixa sequelas e pode levar à morte”, explicou a médica Sadia Ferreira, secretária de Saúde.

A baixa adesão verificada em todo o país tem contribuído para o surgimento de novos focos e os adultos geralmente são responsáveis pela manutenção da circulação. Além dos profissionais, a meningocócica C (conjugada) continua sendo disponibilizada para crianças menores de 1 ano, com a primeira dose aos 3 meses e a segunda aos 5 meses. Aos 12 meses é administrado um reforço da vacina.

BIVALENTE CONTRA COVID

A 2ª dose da vacina bivalente contra a Covid começou a ser aplicada no último dia 11 em idosos com 60 anos ou mais e pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas, que tenham recebido a última dose há mais de seis meses.

A Secretaria de Saúde segue recomendação do Ministério da Saúde que orienta que as pessoas que ainda não receberam a 1ª dose procurem as unidades de saúde o mais rápido possível. A bivalente é recomendada para as pessoas acima de 18 anos com intervalo de, no mínimo, 4 meses da última dose. 

A Secretaria de Saúde alerta que o reforço é necessário por conta das novas variantes de coronavírus identificadas no Brasil, inicialmente em alguns estados, incluindo São Paulo. O reforço amplia a proteção, especialmente para casos graves evitando complicações com atenção especial para grupos prioritários, como idosos e pessoas imunossuprimidas, principalmente nas festas de final de ano diante das aglomerações. 

As duas vacinas estão disponíveis nas ESFs do Nosso Teto e Vila Fabri durante toda a semana, das 7 às 16h. Para a meningite a vacinação segue até o dia 31 de dezembro, mediante apresentação dos documentos pessoais, de vínculo empregatício e carteira de vacinação. No caso da bivalente além dos documentos pessoais, é preciso apresentar o cartão com as doses anteriores.