Como as chuvas de verão costumam ser mais volumosas, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegpity, mosquito transmissor da dengue e de várias doenças, que nesta época encontra as condições ideais de proliferação.
O último balanço, divulgado no mês de dezembro, o município registrou 366 notificações de dengue em 2023, das quais 119 positivas (17 casos importados e 102 autóctones). No mesmo período houve 46 notificações de Chikungunya com 14 confirmações por transmissão local e 5 de outras localidades.
Além das visitas domiciliares, os agentes de Controle de Vetores têm realizado vistorias em pontos estratégicos, como borracharias, mecânicas, dentre outros e bloqueio para controle de criadouros nos bairros onde há registro de casos suspeitos.
A Vigilância Epidemiológica informou que duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, acontece a coleta de pneus usados junto às oficinas, residências e empresas. As equipes também realizam diariamente a coleta de recipientes em terrenos baldios que são destinados à Cooperativa de Recicláveis.
“É fundamental que a população faça sua parte. A reprodução do Aedes acontece em água parada, por isso é essencial a eliminação de recipientes com água, manter os quintais limpos e livres de criadouros, descarte correto do lixo e materiais inservíveis”, destacou dra. Sadia Ferreira, secretária de Saúde, que salientou que cuidados e atitudes simples do dia a dia fazem toda a diferença nesta luta que é de todos.