Principais Notícias

Projeto “Saúde Bucal” retorna às escolas

Após dois anos parado em razão da pandemia, o Projeto “Saúde Bucal” retornou às escolas municipais este ano. O programa, realizado em Colina há mais de 20 anos, é fruto de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

A iniciativa contemplou os alunos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, os alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e as crianças atendidas pela Casa Assistencial.

Coordenado pelo cirurgião-dentista Mohamad Sammour o projeto envolve o trabalho de toda equipe odontológica do município, como cirurgiões-dentistas, auxiliares e também o apoio dos agentes de saúde.

A ação consiste na realização de palestras educativas sobre noções de higiene bucal, exibição de vídeos, distribuição de escovas, creme dental e escovação acompanhada. Durante o 2º semestre foram distribuídas 2.090 escovas e cremes dentais aos alunos.

O programa também exercita a prática da escovação para que as crianças aprendam desde pequena a forma correta de cuidar da higiene bucal.

“A escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais. O cuidado com a saúde bucal é imprescindível. Além disso, garante a autoestima da criança e transforma o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa”, destacou o dentista Mohamad, coordenador do projeto.

“A prevenção é fundamental para evitar doenças e garantir o bem estar das nossas crianças”, ressaltou o prefeito Dieb.