Coluna Mais Saúde

Desenvolvimento Atípico, Autismo e Intervenção Precoce

O desenvolvimento atípico refere-se a um padrão de desenvolvimento que difere da média esperada para uma determinada faixa etária. Pode ocorrer em diversas áreas, como linguagem, cognição, habilidades sociais, motoras e emocionais.

A intervenção precoce é um conjunto de estratégias e serviços destinados à crianças com desenvolvimento atípico, como por exemplo o Transtorno do Espectro do Autismo, onde visa maximizar seu desenvolvimento e minimizar o impacto das dificuldades que enfrentam. A intervenção precoce busca intervir o mais cedo possível, de forma a aproveitar a plasticidade cerebral da criança e facilitar o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que pode afetar a capacidade da pessoa de se comunicar e interagir socialmente. É caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal, além de comportamentos repetitivos.

Há uma sobreposição entre desenvolvimento atípico e autismo, pois muitas pessoas com autismo apresentam um desenvolvimento que difere do esperado. No entanto, nem todas as pessoas com desenvolvimento atípico têm autismo.

O diagnóstico do autismo é baseado em critérios específicos, como os descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Profissionais de saúde, como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, realizam avaliações clínicas detalhadas para determinar se os critérios do autismo são atendidos.

O tratamento do autismo pode incluir uma variedade de abordagens e terapias, dependendo das necessidades específicas da criança. Algumas das intervenções comuns incluem terapia ocupacional, fonoaudiologia, terapia comportamental, intervenção educacional individualizada, suporte psicossocial para os pais e intervenção em grupo.

O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa com autismo a desenvolver habilidades de comunicação, interação social, autonomia e reduzir os comportamentos repetitivos.

É importante ressaltar que cada indivíduo com autismo é único e tem necessidades e habilidades diferentes, e que a intervenção precoce não busca “curar” ou “corrigir” a criança, mas sim fornecer as ferramentas e os recursos necessários para que ela possa alcançar seu potencial máximo, com a promoção da inclusão e a participação plena da criança na sociedade, garantindo que ela tenha acesso a oportunidades e suporte adequados para seu desenvolvimento.

Além disso, as especialidades visam também oferece suporte aos pais e familiares, fornecendo informações, recursos e orientações para que possam melhor entender as necessidades da criança e promover seu desenvolvimento de forma contínua.

É sempre recomendado buscar orientação profissional para um diagnóstico adequado e plano de tratamento efetivo para o desenvolvimento atípico e o autismo. 

Dra Wannessa Aires – CRFa 5/2 12262

Sócia Proprietária Crescer Clínica Especializada em Desenvolvimento Atípico