Coluna Mais Saúde

Quando falamos de qualidade de vida também falamos sobre felicidade

Você está feliz com seu peso na balança? Ao final da tarde você ainda se sente com energia para seus afazeres? Se você respondeu não a pelo menos uma dessas perguntas, esse texto vai te ajudar.

Eu poderia enumerar situações que demonstram como a vida moderna tem nos cobrado um preço altíssimo em relação a perda de qualidade de vida. Poderia colocar a culpa na alta carga de trabalho, nas noites mal dormidas, estresse crônico, alimentação de baixa qualidade ou até mesmo na falta de tempo para realizar exercícios. Poderia falar no quanto aumenta o risco do desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, infarto, até mesmo Alzheimer. Mas, estou certo de que você já sabe de tudo isso e inclusive já tentou mudar determinados hábitos diversas vezes e não obteve muito sucesso, ao menos não de forma duradoura.

Então, vou me ater a falar que sim, existem meios para que você perca peso de forma saudável e sustentável sem abrir mão de toda sua rotina e melhore sua qualidade de vida. O primeiro passo é entendermos que o emagrecimento não é como uma prova de 100m rasos e sim uma maratona. Você levou uma vida toda construindo os hábitos que tem, é legítimo que precise de tempo e apoio para mudar e tornar essa mudança sustentável. Ajustar o ritmo de forma que não comece tão devagar a ponto de não ter resultados iniciais que te animem, nem tão rápido que não consiga sustentar tantas mudanças ao mesmo tempo.

No primeiro momento identificar gatilhos que levam ao ganho de peso, distúrbios hormonais e até mesmo doenças que quando não tratadas dificultam todo o processo, são medidas importantes para potencializar o emagrecimento já no início de toda a jornada. Apoio é fundamental, você certamente já tentou sozinho outras vezes e não obteve muito sucesso. Ter orientação médica adequada faz toda a diferença.

Por vezes não podemos evitar o estresse diário, mas, podemos atenuar o impacto que isso tem no nosso organismo com medidas que melhorem a qualidade do sono e a sensação de bem estar ao longo do dia.

Por fim, são muitas as medidas que podemos adotar para nos sentirmos mais vivos, para que possamos ter melhor relação com nosso parceiro, mais momentos felizes com nossos filhos, afinal quando falamos de qualidade de vida também falamos sobre felicidade.

Dr Luis Garcia – Medico de Família CRM 202560 – RQE 86952