CPFL mantém serviço emergencial para reparo de fios caídos ou rompidos
Os cabos soltos pelas ruas representam um risco para a população, já que causam acidentes em que as maiores vítimas são motociclistas e ciclistas. Apesar da incidência ser maior nos grandes centros urbanos, a CPFL Paulista, distribuidora de energia, já notificou empresas de telecomunicações em Colina e Jaborandi pelo problema que é visível.
Para entender de quem é a responsabilidade pela fiação solta, a reportagem manteve contato com a CPFL, que em nota esclarece: “Conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões”.
A assessoria da CPFL informa ainda que cabe de outro lado, à distribuidora, o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo a distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança.
Em 2023, a CPFL Paulista emitiu 132 notificações a empresas de telecomunicações que possuem contrato de compartilhamento de estrutura na cidade de Colina. Em Jaborandi, foram 19. “Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes”, explicou a distribuidora.
SERVIÇO EMERGENCIAL
A CPFL Paulista orienta ainda a população para que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entre em contato com o serviço emergencial, pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e a rede elétrica, a CPFL faz a correção em caráter emergencial.