Espanhóis e alemães se enfrentam em Londres
ia 1º, a final da UEFA Champions League, o principal torneio de clubes do mundo. Às 16h (horário de Brasília) Real Madrid, da Espanha, e Borussia Dortmund, da Alemanha, se enfrentam no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.
Maior campeão da competição, o Real vai em busca do seu 15º título. Esta será a décima oitava final dos Merengues, que soma 14 títulos e três vices. A última vez que levantou a taça foi na temporada 2021/2022.
Já o Borussia Dortmund busca sua segunda “Orelhuda”, como é chamada a taça da Champions. A equipe aurinegra foi campeã na temporada 1996/1997. Na temporada 2012/2013, em sua segunda final, perdeu para o Bayern de Munique, no mesmo palco da final deste sábado, em Wembley.
O Real Madrid chega à decisão depois de liderar o Grupo C com seis vitórias em seis jogos. Terminou com 18 pontos na chave que tinha ainda Napoli (Itália), Braga (Portugal) e Union Berlim (Alemanha).
Nas oitavas de final passou pelo RB Leipzig com uma vitória por 1 a 0 na Alemanha e um empate em 1 a 1 em casa.
Nas quartas de final fez um duelo épico contra o Manchester City, atual campeão. O jogo na Espanha ficou empatado em 3 a 3 e na volta o time de Vinícius Jr. segurou um empate por 1 a 1, despachando o rival nos pênaltis.
Nas semis eliminou outro alemão, o Bayern de Munique. Depois de empate na ida por 2 a 2, o Real se classificou de forma heroica no Santiago Bernabéu vencendo de virada por 2 a 1 com dois gols do reserva Joselú, marcados aos 43’ e 46’ do segundo tempo.
A trajetória do Borussia Dortmund começou no Grupo F, considerado por muitos como o “Grupo da Morte”, pois reunia também um dos maiores campeões do torneio, o Milan, além do poderoso PSG e do Newcastle, fortalecido pelo dinheiro árabe.
Mas isso não foi problema e os alemães terminaram como líderes do grupo com 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota).
Nas oitavas passou pelo PSV Eindhoven (Holanda), com um empate e uma vitória. Nas quartas perdeu o jogo de ida para o Atlético de Madrid, na Espanha, mas com a força da torcida fez 4 a 2 em casa e foi para as semifinais, onde reencontrou o PSG e venceu as duas partidas.