Os efeitos do clima frio e seco, característico do outono e inverno, são sentidos pelo organismo que fica mais suscetível a doenças respiratórias e virais. Para se prevenir e precioso tomar cuidados que todos nós conhecemos mas, que na maioria das vezes, não seguimos.
No clima seco e frio os atendimentos médicos aumentam junto com as internações por complicações causadas pelas gripes e doenças respiratórias, principalmente por pacientes crônicos e alérgicos. A uma grande procura também por inalação nas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento Municipal.
Os bebês e as pessoas idosas são mais suscetíveis às gripes e resfriados que começam com quadro de tosse, coriza e febre, evoluindo para sintomas mais graves, como dificuldade respiratória. Nestes casos é necessário procurar atendimento médico o quanto antes para aliviar estes sintomas.
DICAS E CUIDADOS
Por isso vale lembrar que a hidratação continua sendo essencial, mesmo que você não tenha vontade de beber água que é vital para o bom funcionamento do organismo.
Evite ambiente fechados e aglomerados que facilitam a transmissão de vírus. Os banhos quentes ressecam ainda mais a pele que na estiagem precisa de uma hidratação redobrada.
As dicas caseiras são infalíveis e são praticadas por muitas pessoas que utilizam bacias com água, umidificadores e toalhas molhadas para deixar o ambiente mais úmido e amenizar os sintomas do ressecamento, principalmente no nariz e nos olhos.
