Brasil estreia na segunda-feira
Começa hoje, 20, a 48ª Copa América, que será disputada nos Estados Unidos. Nesta edição a competição terá, além dos 10 representantes da América do Sul (CONMEBOL), mais seis representantes das Américas Central e do Norte e Caribe (CONCACAF).
As dezesseis equipes estão divididas em quatro grupos:
Grupo A: Argentina, Peru, Chile e Canadá.
Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica.
Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia.
Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai e Costa Rica
Se classificarão para as quartas de final os dois primeiros de cada chave, com o seguinte chaveamento:
1ºA x 2ºB; 1ºB x 2ºA; 1ºC x 2ºD; 1ºD x 2ºC.
Quatorze cidades foram escolhidas para sediar a competição: New Jersey, Atlanta, Inglewood, Las Vegas, Miami, Dallas, Charlotte, Kansas City (Kansas), Kansas City (Missouri), Santa Clara, Houston, Austin e Glendale.
A partida que abre a competição nesta quinta-feira terá em campo a atual campeã, Argentina. Vencedora em 2021, em pleno Maracanã contra o Brasil, a campeã do mundo estreia contra o Canadá, às 21h, no Mercedes Benz-Stadium, em Atlanta.
BRASIL ESTREIA SEGUNDA
O Brasil vai em busca do seu décimo título de Copa América. A competição também marca a estreia de Dorival Jr. em competições oficiais com a Seleção Brasileira.
O treinador, que assumiu o posto em janeiro, tem até agora quatro amistosos, somando duas vitórias (Inglaterra e México) e dois empates (Espanha e Estados Unidos).
O primeiro jogo do Brasil está marcado para a próxima segunda-feira, dia 24, contra a Costa Rica, às 22h, no SoFi Stadium, em Inglewood.
Na sequência a Seleção terá pela frente o Paraguai, no dia 28, no Allegiant Stadium, em Las Vegas e encerra a primeira fase dia 2 de julho contra a Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara. As duas partidas são às 22h.
Dorival ainda não definiu o time da estreia, mas a tendência é que a escalação seja a mesma que iniciou o amistoso contra os EUA: Alisson; Danilo, Marquinhos, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães e João Gomes; Raphinha, Lucas Paquetá e Rodrygo; Vinicius Junior.
CAMPOS SERÃO MENORES
As seleções que vão disputar a Copa América passarão por uma situação inusitada: jogar em campos com medidas inferiores às oficiais.
Na Copa América, 11 dos 14 estádios que receberão partidas costumam sediar jogos da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, e alguns deles não têm espaço suficiente para ampliar suas dimensões. Na modalidade, os campos têm apenas 48,8 metros de largura.
Os campos do torneio continental terão dimensão de 100 metros de comprimento por 64 metros de largura. Isso representa 740m² a menos do que o padrão dos torneios da elite. Na Copa do Mundo e em diversos outros torneios ao redor do mundo as medidas são de 105m por 68m.