Principais Notícias

“Veranico” aumenta sensação de secura e poeira

Município está sem chuva há 40 dias

Há 40 dias não chove em Colina, mas pela secura e a poeira parece que faz mais tempo. É que nesta época a sensação é mais intensa por conta da umidade relativa do ar, que tem atingido níveis muitos baixos e altamente prejudiciais à saúde. 

Um agravante deste ano é que o outono e o inverno, que começou há poucos dias, estão com as temperaturas acima da média. O fenômeno climático tem sido chamado pelos especialistas de “veranico” que, na verdade, é a interrupção nas condições típicas da estação por um período de clima quente e seco, que estamos vivenciando atualmente.

De acordo com dados do pluviômetro da ETAM “São Francisco de  Assis”, a última chuva ocorreu em 26 de maio com precipitação de 15 milímetros. A da última segunda-feira, dia 1º, foi insignificante com apenas 0,3mm. Desde o início do ano, até o momento, já choveu 309mm, bem abaixo do mesmo período de 2023 que teve volume acumulado de 641mm, ou seja, 332mm a menos.

RECURSO VITAL

Enquanto não chove é preciso redobrar os cuidados com a saúde mantendo-se hidratado e evitar o desperdício de água. Colina vive uma situação privilegiada neste sentido em relação aos municípios da região, no entanto, o consumo maior com a sequidão obriga o sistema a operar no limite. É preciso utilizar este recurso com consciência, o reúso tem sido uma opção para o desperdício.