Na última sexta-feira, dia 5, foi o prazo final para descompatibilização dos servidores públicos que vão concorrer às eleições municipais do dia 6 de outubro.
Os prazos para a desincompatibilização são contados com base no dia da eleição e variam de três a seis meses, dependendo da classe a que o agente público pertence. A pessoa que deseja concorrer deve estar oficialmente afastada no tempo estabelecido, sob pena de ter o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. Em regra, o prazo para servidores efetivos ou comissionados é de três meses.
A prefeitura publicou no Diário Oficial as portarias que concedem o afastamento eleitoral para os funcionários, que atuam em diversos setores da Administração Municipal. Ao todo, 22 servidores solicitaram afastamento das funções pelo período de três meses, de 6 de julho a 6 de outubro, sem prejuízo dos vencimentos. O servidor Renê Ângelo Sasaki de Souza, o único que ocupa cargo em comissão de assessor de gabinete, foi exonerado pela Portaria nº 675.
O maior número de afastamentos, com total de seis, é na função de serviços gerais, no setor educacional também com seis e de gari (varredor de ruas) com quatro. O que chama atenção é que o número de mulheres é bem maior do que de homens, são 14 contra 8.
Os cargos e o nome dos servidores afastados:
Auxiliar operacional de serviços gerais – Ana Paula Aparecida de Sá, Célia Regina Lopes (Administração Indireta), Lídia Rocha de Souza, Leonardo Rodrigues Ferrari, Adriani Modesto Seixas de Oliveira e Patrícia Renata Juliani
Agente Municipal de Fiscalização – Valter Cláudio Júnior
Professor de Educação Básica I (Ensino Fundamental) – Danubia Graziele de Souza, Alessandra Santos de Mesquita e Andrea Malpica Malheiro
Professor de Educação Básica II (práticas comerciais/industriais) – Henrique de Oliveira Campase
Professor de Educação Infantil (creche) – Ana Carolina de Oliveira dos Santos
Assistente Educacional – Franciele Zanchetta de Andrade Basso
Fiscal de Serviços Urbanos – Sebastião Fernando dos Santos
Motorista I – Celso Roberto de Lima
Gari – Juliana Aparecida Francisco, Carmen Sílvia Girardi, Sílvia Elena Lima de Souza e Thaís Helena da Silva Viana
Oficial Administrativo I – Vagner Luiz Rodrigues
Oficial Administrativo II – Tyyago Bueno Ramos Rocha e Luiz Gustavo Simionato Tomaz Ferreira