Dia 19 – Sexta-Feira
19h30 – Reunião com os Ministros da Eucaristia com Pe. Carlos Barbosa
Dia 20 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 21 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na Matriz
10h30 – Batizados na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 24 – Quarta-Feira
19h30h – Missa com doentes e novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro na Matriz
“O SILÊNCIO E A COMPAIXÃO PELOS OUTROS”
Contemplamos nas Escrituras a vida humana de Jesus, que teve um corpo, criou relações, agiu como humano e manifestou a presença de Deus por meio de sua existência carnal. Aprendemos a viver conforme sua vida, segundo seus passos e praticando seus ensinamentos.
A Liturgia deste próximo final de semana nos apresenta a compaixão que Jesus experimentava diante da multidão que o seguia. As necessidades eram numerosas e de diferentes tipos (físicas, psíquicas, espirituais, materiais, etc.), tal como vemos no mundo atual, com desigualdades sociais, guerra entre países e perda do sentido da vida.
Celebrar a Eucaristia e a Palavra de Deus, significa comprometer-se com a proposta que nos é comunicada. Deus promete novos pastores para o seu povo (Jr 23,1-6), pois os reis estavam descompromissados com a missão. Jesus com seus discípulos se recolhe e percebe uma multidão numerosa que precisa dele (Mc 6,30-34). Ele reúne todos os dispersos, formando um só povo e derrubando os muros que nos separam (Ef 2,13-18). Há um apelo para a compaixão, pois muitos vivem como “ovelhas sem pastor”.
As vezes vivemos tão centrados em nós mesmos, que nos esquecemos das outras pessoas. Quando olhamos além e acolhemos o próximo, não nos ignoramos, mas temos um acesso diferente a nós mesmos, de outro ponto de vista. Nossa existência se enriquece com uma nova companhia, com o coração mais sensível e com nossa humanidade com maior compaixão.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco