Destaques da Semana

Abertura dos Jogos Olímpicos acontece amanhã

Evento acontece até 11 de agosto

Acontece amanhã, às 14h30, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e diferente de outras edições do evento, não será realizada dentro de um estádio.

O desfile dos 10.500 atletas será realizado no Rio Sena com barcos para cada delegação nacional. O desfile terminará seu percurso de 6 quilômetros em frente ao Trocadéro, onde acontecerão os demais elementos do protocolo Olímpico e os últimos shows.

O desfile seguirá o curso do rio, de leste a oeste, partindo da ponte Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, e percorrerá as duas ilhas no centro da cidade (a Île Saint Louis e a Île de la Cité) antes de passar por várias pontes.

Serão usados mais de 200 barcos para transportar os atletas.

O Brasil terá 277 atletas nas Olimpíadas, entre eles estarão os colinenses Cacá Paro e Márcio Jorge, que disputarão o Hípismo Completo. As provas acontecerão entre os dias 27 e 29 de julho.

PORTA-BANDEIRA

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou na noite da última segunda-feira, 22, os atletas brasileiros que levarão a bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura. O canoísta Isaquias Queiroz e a capitã da seleção feminina de rugby seven Raquel Kochhann serão o casal de porta-bandeiras

Campeão em Tóquio 2020 no C1 1000m, Isaquias é dono ainda de duas pratas e um bronze na Rio 2016. Em Paris, vai disputar o C1 1000m e o C2 500m e pode ser tornar o maior medalhista olímpico brasileiro caso chegue à soma de seis medalhas em três Olimpíadas, ultrapassando as cinco dos velejadores Torben Grael e Robert Scheidt.

Para Raquel, a superação dos desafios vai muito além do que ela enfrenta em campo. A capitã das Yaras descobriu um câncer de mama há pouco mais de dois anos, depois de já ter duas participações em Jogos Olímpicos, no Rio 2016 e em Tóquio 2020. Retirou-se do esporte, fez a cirurgia de mastectomia para retirada da mama e do tumor, passou por um longo tratamento oncológico. Sobreviveu e decidiu voltar ao rugby em busca de sua terceira Olimpíada.

BRASIL ESTREIA HOJE

Apesar da cerimônia de abertura acontecer amanhã, alguns esportes já tiveram, e terão, suas estreias acontecendo nas Olimpíadas.

O futebol masculino e o Rugby Seven, também masculino, começaram ontem. Essas modalidades não têm participação de equipes brasileiras.

Nesta quinta começam a disputa para o Brasil. O tiro com arco feminino teve sua etapa de ranqueamento disputada às 4h30 e às 9h30.

O Handebol feminino estreia pelo Grupo B contra a Espanha.

Às 14h30 tem a esperada estreia da Seleção Feminina de futebol. Comandado pelo técnico Arthur Elias, o Brasil faz sua primeira partida no Torneio Olímpico, às 14h30, contra a Nigéria.

A Seleção está no Grupo C, que tem ainda o Japão e a atual campeã do mundo, Espanha.

Principal símbolo da França, a Torre Eiffel está enfeitada com os arcos olímpicos.
Após vencer um câncer de mama, Raquel Kochhann levará, ao lado de Isaquias Queiroz, a bandeira do Brasil na abertura dos jogos Olímpicos.