Destaques da Semana

Temporal causou estragos, alagamentos e muita sujeira

Moradores de casas afetadas solicitaram apoio e moradia à Defesa Civil

O volume de água que choveu em poucos minutos na tarde de sexta-feira, 26, acompanhado de granizo e fortes ventos causou alagamentos em vários pontos da cidade, carros precisaram ser retirados do meio da inundação, estabelecimentos perderam produtos e moradores tiveram prejuízos. Há informação que o volume de água foi tão grande que pegou alguns pedestres de surpresa que necessitaram de ajuda para sair do meio dos alagamentos, que tornaram algumas ruas intransitáveis.

O pluviômetro da Casa da Agricultura registrou 110 milímetros em aproximadamente 15 minutos de chuva. Dezenas de vídeos percorreram as redes sociais e surpreenderam pela força da água que inundou as ruas, principalmente as partes mais baixas e o centro da cidade que foi castigado pela quantidade de água que invadiu as lojas. Em um vídeo é possível  também ver um terreno com o muro derrubado. A cidade ficou repleta de galhos, folhas e muita lama.  A velocidade e quantidade de água em alguns locais transformaram ruas em rios.

A reportagem manteve contato com a Defesa Civil Municipal, locada na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que informou que o alerta da tempestade chegou quando a chuva já tinha começado. “No boletim diário não havia previsão da força da tempestade com granizo que causou a queda de árvores e de muitas folhas que entupiram os bueiros e danificaram imóveis particulares. As galerias de águas pluviais não suportaram o volume de água e transbordaram”, destacou a equipe da DCM que explicou que, até o momento, recebeu a comunicação de duas residências mais afetadas em que os moradores solicitaram apoio ou moradia.

“Após o temporal não houve a necessidade de apoio do Corpo de Bombeiros, mas foi feito contato telefônico com a Defesa Civil Estadual. Os estragos causados pelo temporal, como a limpeza e remoção de detritos (vegetal, cascalho, etc), começou logo após a chuva caudalosa”, salientou a equipe da DCM que acrescentou: “No tocante ao munícipe é protocolado um processo onde consta o boletim de ocorrência. Após vistoria e relatórios necessários são avaliadas as possibilidades de melhor atendimento tanto na esfera municipal ou até estadual e federal se for o caso”. Segundo a Defesa Civil Municipal esta não é a primeira chuva que causa estragos, já houve registros semelhantes ou até piores em época remota.

A Defesa Civil Municipal orienta que qualquer informação ou solicitação por parte da população deve ser feita pelo fone 334-9520 ou na Rua 13 de Maio, 351 no horário de expediente comercial. Em caso de emergência é necessário ligar na Garagem Municipal (3341-2263) onde há profissionais que fazem parte da Brigada Municipal de Defesa Civil.

Confira mais fotos