Há mais de um século foi fundada a Paróquia São José que surgiu quando Colina era apenas um povoado. A emancipação, que tornou o município em distrito, aconteceu 8 anos depois.
Esse é um fato histórico que faz parte da cidade e do seu povo, principalmente dos católicos que se alegram em saber que Colina possui uma paróquia centenária e com um passado riquíssimo, recheado de fatos surpreendentes.
As missas de sábado e domingo, dias 27 e 28, foram em ação de graças à Paróquia que completou 106 anos de existência na terça-feira, 30 de julho. A programação de aniversário começou no último dia 24 com a missa e bênção dos doentes e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A celebração que reuniu o maior número de fiéis foi de São Cristóvão no último dia 25, que começou com carreata, prosseguiu com missa e terminou com a bênção dos veículos e motoristas pelo padre Santana. Na sexta-feira, 26, foi celebrada missa em louvor aos avós na igreja matriz.
“A programação de aniversário aconteceu em vários dias e reuniu um grande número de fiéis, que puderam conhecer um pouco mais sobre a paróquia que há mais de um século faz parte do dia a dia dos colinenses. É um privilégio estar aqui há tantos anos ajudando a escrever essa história de fé, resignação e de amor a Colina e seu povo”, destacou o pároco.