Destaques da Semana

Implantação de telemedicina, construção de anel viário e mais uma escola integral são metas de Silvinho

“Aumento do salário mínimo é um dos principais motivos para continuar prefeito’

O prefeito Silvinho é o primeiro entrevistado da 105FM e Jornal “O COLINENSE” que até eleições municipais dará espaço aos candidatos, de Colina e Jaborandi, para expor as propostas do plano de governo em todas as áreas da administração pública municipal. A entrevista foi concedida no “Conexão Tudo de Bom” do último dia 22.

O atual prefeito e o vice Fernando Cháboli são candidatos à reeleição e encabeçam a única chapa concorrente às eleições. Silvinho está no 2º mandato e será prefeito da “Boa Terra” por mais uma gestão (2025-2028).

“Ser candidato único é uma responsabilidade imensa porque temos que administrar para todos e destinar as verbas em todos os setores, mas não é simplesmente isso. A política é que pode mudar a vida das pessoas. Nos preocupamos se o cidadão está feliz, saudável, empoderado e se tem educação.  Dar oportunidades para todos investindo no turismo, na energia solar e na programação é uma das metas, mas também queremos profissionalizar os jovens na área de Tecnologia da Informação”, destacou Silvinho que frisou: “Vamos criar grupos para os jaborandienses ganharem dinheiro com o conhecimento na horta, estufa, minhocário, criação de peixes, atividades desenvolvidas dentro do quintal. A população pode se desenvolver em todas as áreas. Temos um plano bem definido com tudo que vamos fazer, um deles é o projeto para aumentar a renda de toda população, para que o salário mínimo chegue a 3,5 em 10 anos. Esse é o maior motivo que quero continuar prefeito de Jaborandi. Nunca pedi nada aos vereadores que não fosse para a população”.

TELEMEDICINA

Silvinho disse que a tecnologia é uma ferramenta que será disponibilizada em todos os setores nos próximos anos. “Na medicina temos a telemedicina que é uma das metas do nosso plano de governo, em que o cidadão realize as consultas médicas e atendimentos por este sistema. O munícipe que precisa de um ginecologista, pediatra ou cardiologista não precisa ir ao posto de saúde, pode fazer o agendamento da consulta em casa pelo celular”, explicou o candidato.

Silvinho disse que todos que necessitam de dentadura são atendidos, mas o objetivo na área dentária e a construção de mais um posto de atendimento só para implantes (fixo) e tratamento de canal. “É um serviço mais caro, mas queremos avançar mais um nível, disponibilizando esse atendimento à população. Vamos investir também na humanização na saúde, que é proporcionar um ambiente agradável ao paciente enquanto aguarda o atendimento na fila de espera”.

MAIS UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

“Implantamos uma escola de tempo integral para os alunos do Fundamental I, a grande meta para os próximos quatros anos é mais uma escola neste sistema para atender o Fundamental II. Preparar os estudantes para o futuro é a meta e acredito muito no conhecimento prático e profissional. Vamos criar salas profissionalizantes, a primeira será da engenharia, que é da construção civil para que o aluno aprenda a fazer tudo que envolve a edificação de uma moradia, instalação hidráulica, elétrica, de piso, etc. O período integral também terá cultura com aulas de dança, música e laboratórios específicos. Temos o fab-lab que será ativado para aprenderem a robótica”.

A educação empolga o candidato que frisou a importância de trazer a teoria na prática. “Vamos criar a academia de influencers para explorar as habilidades dos estudantes. Outra meta é trabalhar com as diretoras e com toda equipe de ensino para desenvolver projetos anuais, um deles é que os alunos aprendam a instalação de caixas d’água para captação da chuva, principalmente nas casas dos mais carentes, para não gastarem água na lavagem de roupas, calçadas, para tomar banho, na descarga”.

Jaborandi é Polo da Univesp, uma universidade estatual gratuita, de altíssimo nível. “O aluno tem que ser preparado desde a infância para ser capaz de prestar o vestibular e terminar a graduação. Estamos buscando a profissionalização, a preparação do estudante para ser capaz de responder a exigência do mercado. O desafio é que os alunos ilustrem um livro infantil pela computação, criem um jogo simples, montem projeto para atender a prefeitura. Acredito na educação, no conhecimento prático, que gere resultado e tenha valor”.

ANEL VIÁRIO

“O maior desafio desta gestão foi a construção da vicinal Jaborandi/Barretos, agora vamos nos empenhar no anel viário de 6,5 km para acabar com a poeira e evitar que os caminhões utilizem o perímetro urbano. Para isso vamos utilizar o mesmo princípio, captar recursos no governo e buscar parcerias”.

Ele abordou que a água da prainha não está imprópria para banho. “Está tingida de vermelha, que é a cor da nossa terra. Não tem nenhum perigo das pessoas nadarem. Temos programa com a Sabesp para instalação de filtro, mas vamos colocar mais pedras calcárias”.

Na área da Proteção e Desenvolvimento Social, a Administração Municipal dará continuidade aos diversos projetos desenvolvidos. “Vamos ampliar o ‘Jaborandi Cidade Linda’ com construção de muro, calçada e pintura da cidade para deixar Jaborandi bem bonita e colorida. Daremos continuidade ao recapeamento e sinalização com placas produzidas pelos alunos com conhecimento adquirido nos projetos”.

“Tudo que está dentro do plano de governo vamos focar todos os esforços para ser atingido. Os próximos anos serão a concretização de projetos, como a usina de energia solar, que já tem CPNJ, para ser instalada em todos prédios públicos e o funcionamento da cooperativa no Sítio Aroeira para geração de renda e emprego à população. O projeto do ‘maior vaso’, já licitado, é muito importante para tornar Jaborandi em ‘Município de Interesse Turístico”, conclui Silvinho. 

A praticidade e facilidade da telemedicina serão implantadas na “Boa Terra”.
Prefeito Silvinho, candidato à reeleição, é o primeiro entrevistado.