A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde: equipes da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Vetores, participa da “Semana Estadual de Mobilização e Prevenção contra a Febre Maculosa”, que acontece nesta semana, de 9 a 13 de setembro.
A iniciativa tem como objetivo orientar a população na prevenção; treinar os profissionais, bem como prevenir a Febre Maculosa no município.
A ação conta com a distribuição de materiais informativos sobre a doença e sua prevenção, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e Escolas da Rede Municipal de Ensino; capacitação da equipe dos Agentes de Endemias; bem como ações de alerta e orientação à população sobre as formas de prevenção e sintomas.
A Febre Maculosa, também conhecida como “Doença do Carrapato”, é transmitida aos humanos e aos animais pela picada do “carrapato estrela”, infectado por bactérias do gênero Rickettsia. É preciso que a população fique atenta!
Os sintomas mais comuns são: febre alta e súbita, dores de cabeça e no corpo, desânimo, fadiga, falta de apetite, vômitos, diarreia e manchas vermelhas na pele. Os sintomas surgem de dois a quatorze dias após a picada do carrapato infectado e, muitas vezes, o “carrapato estrela” não é visto, podendo tornar a picada imperceptível.
Não existe transmissão entre pessoas. Em casos destes sintomas procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.