Há mais de quatro décadas exercendo o sacerdócio em Colina, padre Santana conhece o rebanho como ninguém. Ele conduz os fiéis pelo melhor caminho, dando orientação e direção para que nenhum se sinta perdido e se torne presa fácil para as enganações do mundo.
Essa é a função do líder religioso da comunidade que na data de hoje, 26 de setembro, completa 43 anos de sacerdócio, dos quais 42 anos exercidos na Paróquia São José.
Nesta jornada, a fé do pároco ficou ainda mais forte e muitas pessoas o procuram diariamente para se aconselhar, pedir ajuda e até compartilhar alguma vitória conquistada. São muitos os relatos e as experiências vividas ao longo de tantos anos dedicados à Paróquia e a comunidade colinense. Santana costuma dizer que os laços criados são indissolúveis porque foram feitos por Deus.
Não podemos deixar de destacar o dom do pároco de incentivar as vocações. Quatro de seus pupilos se tornaram padres e exercem o sacerdócio nas paróquias da região: Carlos Barbosa, Luiz Paulo Soares, Pedro Lopes e Thiago Facchini Paro, que mora em Brasília e atua como coordenador das edições CNBB.
PADRE EM
DUAS CIDADES
A ordenação como presbítero aconteceu no ano de 1981 na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, pelas mãos do então bispo diocesano Dom Antônio Maria Mucciolo. Santana, que já trabalhava na Paróquia Bom Jesus, ficou mais um ano como vigário coadjutor, trabalhando juntamente com o padre Zardine.
Em 16/11/1982 foi ordenado pároco de Colina e no dia seguinte (17/11/82) de Jaborandi, exercendo a função nas duas cidades. Foi nomeado também reitor do seminário da Diocese de Ribeirão Preto, auxiliando na formação dos seminaristas.